Blog de Email Marketing

Boas Práticas

Email Marketing para ouvir

Juliana Padron Por Juliana Padron em 13.09.2012

No mercado, já são vários os modelos de carros que permitem conexão bluetooth com o celular. A princípio, para fornecer segurança aos motoristas que insistem em dirigir e falar ao telefone ao mesmo tempo. Pelo menos com o uso dos handsets, o motorista não precisa ficar prestando atenção ao visor do celular e nem ocupar uma das mãos para segurá-lo.

Agora, as montadoras estão aproveitando a tecnologia para tentar corrigir outro problema de comportamento de certos motoristas: teclar SMS enquanto dirigem e ler notícias e emails.

Há dois anos, a BMW lançou um modelo que permite a leitura de emails em texto do BlackBerry. O vídeo mostra o painel do carro com um display de conteúdo exibindo as mensagens da caixa de entrada de emails.

Por meio de um pequeno controle próximo ao câmbio do carro, é possível navegar pelas mensagens e também pelos contatos. Se no email houver um número de telefone, é possível ligar para esse número.

Há até um comercial bem divertido explorando essa feature do carro.

Aqui no Brasil, o novo Fiat Punto 2013 apresenta o Fiat Social Drive, um serviço que conecta o motorista às suas redes sociais e aos principais portais de notícias para que ele ouça as últimas atualizações enquanto dirige. Para usar esse serviço, o motorista/usuário não precisa ter acesso à internet no carro, basta que ele ligue para um número de telefone (e para isso não precisa tirar as mãos do volante) e comece a ouvir as novidades.

Talvez esses sejam os primeiros passos para a popularização da interação homem/computador por meio da fala/audição. Para as pessoas com limitação parcial ou total da visão, aplicativos com o Jaws lêem o conteúdo da tela, mas agora esse tipo de interação pode ficar ainda mais popular (não vamos nos esquecer do amigo GPS) com o acesso a emails, contatos e redes sociais por voz.

Essa semana eu testei o DriveSafe.ly, um aplicativo gratuito para celular (testei no iPhone, mas também está disponível para Android, Blackberry e Windows Mobile) que faz a leitura de cada novo email que chega na caixa de entrada. Ele leu direitinho emails em plain-text e até mesmo um email do Twitter formatado em HTML avisando sobre um retweet de post.

O aplicativo dá suporte aos idiomas inglês, espanhol e alemão. A versão gratuita que eu testei, em inglês, lia todos os emails que estavam escritos em português com uma pronúncia estrangeira, e aí compreensão ficou um pouco difícil, mas nada que uma atualização do aplicativo com suporte a outros idiomas – português, inclusive – não resolva.

A questão é que, daqui a pouco tempo, os profissionais de marketing deverão se preocupar ainda mais com o conteúdo de seus emails, levando em consideração mais esse formato de interação.

Mensagens curtas, objetivas e importantes como os emails transacionais e de aniversário, por exemplo, poderão se beneficiar disso. Em emails mais longos e com formatação em HTML mais complexa, o texto do preheader será importantíssimo para dar uma prévia do conteúdo ao usuário, que poderá conferir a mensagem mais tarde.

O futuro está chegando cada vez mais rápido. E nós, estamos preparados?

  • Muito bem colocado seu post Juliana.
    Os emails em texto sempre terão seu lugar, ou teremos que criar tags para que os carros saibam o que ler.

    Lembra de mim, Adão da Sendnews.com.br.

    Fiquei no aguardo de seu retorno, acredito que não tiveram interesse na parceria.
    Precisando estamos aqui no sul. Sucesso para você e seu irmão.

    Adão

  • templateria

    Oi, Adão! Tudo bem?!

    Estou em dívida com você mesmo, me desculpe a demora em retornar o contato!

    Nós temos muito interesse na parceria sim, até estamos trabalhando no redesign total do site da Templateria para comportar aqueles recursos que conversamos por telefone.

    Mas enquanto isso, vamos voltar a nos falar para encontrar uma alternativa até que esse formato ideal possa acontecer! Te mando um email amanhã sem falta!

    Muito obrigada pelo comentário, fico feliz em saber que você está acompanhando o blog!

    Um abraço,
    Juliana

Assine Nossa Newsletter


Por favor informe um endereço de email válido.

Acompanhe Nossas Publicações