Blog de Email Marketing

Boas Práticas

Higienização dos contatos inativos do mailing no email marketing

Juliana Padron Por Juliana Padron em 05.04.2012

Ver um contato ir embora da sua lista é sempre muito ruim. A pergunta “o que eu estou fazendo de errado” é inevitável e te faz pensar em mil motivos pelo qual o destinatário fez opt-out de suas ações. Se essa situação já é desagradável, o que você diria de “mandar um usuário embora” da sua lista? Acredite, isso é possível e (pasme) muito importante para a saúde do seu email marketing.

No dia-a-dia das ações, as pessoas vêm e vão. Elas se cadastram para receber suas mensagens e, quando não têm mais interesse, se descadastram. Mas nem todo mundo age da mesma forma. Uns se descadastram usando o recurso de opt-out que sua mensagem traz, outros clicam no botão de reportar a mensagem como spam numa tentativa de não vê-la nunca mais em sua caixa de entrada e outros… bem, muitos outros ficam apenas “quietinhos”.

Os “quietinhos” são as pessoas que continuam recebendo suas mensagens mas não interagem de forma alguma. Não abrem (não visualizam as imagens), não clicam e, talvez ainda pior, as apagam ainda na caixa de entrada, enquanto não lidas. Essas pessoas, de maneira indireta, prejudicam sua reputação como remetente, porque transformam suas ações em conteúdos irrelevantes para os servidores de email e reduzem os números nos seus relatórios.

Em um post anterior, vimos que o comportamento do usuário em relação às mensagens de email influencia muito na entrega do email marketing na caixa de entrada ou na de spam. Se os servidores identificam que muitos destinatários reportam suas mensagens como spam, as apagam sem ler, não clicam ou não visualizam as imagens, sua reputação como remetente começa a ficar prejudicada.

Além disso, esses destinatários inativos não contribuem em nada com os resultados de suas ações, pois eles não são contabilizados nas visualizações, nos cliques, nos erros e nem nos opt-outs. Isso quer dizer que você está investindo em pessoas que não lhe dão mais retorno. Investindo tempo, créditos de envio e arriscando sua reputação como remetente.

Por isso, é altamente recomendado que, de tempos em tempos, você faça uma higienização em sua lista separando esses usuários inativos – que não clicaram ou não abriram nenhum de seus emails nos últimos 3 ou 6 meses, por exemplo – dos usuários ativos, que clicaram pelo menos uma vez em seus emails no último mês.

De imediato, você não precisa remover os contatos inativos de sua lista e nunca mais falar com eles. Mas você pode criar uma estratégia de comunicação só para essas pessoas com o objetivo de recuperar o relacionamento com elas.

Na tentativa de resgatá-los ou de compreender como eles lidam com suas mensagens, você pode fazer ações bem específicas, tipo oferecer vantagens, descontos, solicitar atualização do cadastro ou mesmo abrir o jogo e avisar que você está reestruturando seu mailing e gostaria de saber se o contato ainda tem interesse em permanecer na lista.

Veja os exemplos:

É importante dizer que, mesmo com essas ações, nem todos os contatos irão se manifestar, então talvez seja mesmo o caso de você removê-los de sua lista (e tudo bem se você tiver que fazer isso). Estabeleça um período de tempo adequado para considerar um contato inativo.

Geralmente, uma margem de 3 a 6 meses é razoável para quem envia emails semanalmente, mas claro que se suas ações ocorrem em um espaço maior de tempo, tipo mensalmente, bimestralmente etc, você pode considerar os contatos inativos apenas a partir de 6 meses de ausência total de interação.

Case TBC Corporation

A MarketingSherpa apresentou, essa semana, um case de sucesso nesse tipo de higienização de mailing. A TBC Corporation conseguiu melhorar sua taxa de entrega de 60% para 99% apenas separando os usuários inativos de sua lista. Para colaborar com a melhora desses resultados, a TBC ainda apostou no uso de um IP dedicado para fazer os novos envios aos usuários inativos. Eles já usavam um IP dedicado para se comunicar com toda a sua lista, mas contrataram um novo IP dedicado só para as ações dos inativos. Veja o case completo aqui.

Portanto, perceba que o opt-out não é a única forma de seus usuários saírem de sua lista. Periodicamente, é importante que você também reveja os usuários que precisa manter e os que precisa remover. Faça isso em nome de uma boa reputação como remetente e em busca de melhores resultados para suas ações, sem medo!

  • Ótimo post. Sobre a ferramenta para o envio, eu sugiro a Nitronews (http://www.nitronews.com.br). Ela tem uma conta grátis e planos acessíveis, com interação no facebook e twitter. Além de ser simples de usar e nunca ter me causado nenhum problema, como mensagens indo para a caixa de spam. Vale a pena tentar!

  • Josue

    Obrigado pelo post. Primeira vez por aqui. Quero ler muito mais.
    Josue

Assine Nossa Newsletter


Por favor informe um endereço de email válido.

Acompanhe Nossas Publicações