Blog de Email Marketing

Boas Práticas

Os concorrentes do Email Marketing

Juliana Padron Por Juliana Padron em 14.08.2013

Você já imaginou quantas outras formas de comunicação disputam a atenção do usuário junto com seu Email Marketing? O que o seu email tem de interessante para fazer com que o leitor escolha acompanhar suas novidades pela caixa de entrada e não por outro meio?

As pessoas se cadastram para receber emails, basicamente, para manterem-se informados, desempenharem um melhor trabalho em suas vidas profissionais e poupar dinheiro encontrando ofertas interessantes. É importante refletir se suas ações de email marketing proporcionam algum desses valores aos seus destinatários, se eles realmente têm um motivo para ficar em seu mailing ou se estão muito vulneráveis a escolherem outro veículo de comunicação.

Os novos negócios na web despertaram novas necessidades e desejos nas pessoas. Os sites de compras coletivas proporcionam descontos em inúmeros produtos e serviços do mercado, principalmente em tratamentos estéticos, líderes de compra pelas mulheres. Em vez delas escolherem dez clínicas para se cadastrarem e aguardarem receber novidades, elas podem se cadastrar em um site de compras coletivas que, muito provavelmente, irá lhes oferecer o melhor negócio.

Nesse caso, há uma troca de dez mensagens de email marketing por apenas uma. Mas a troca não acontece apenas de um email marketing por outro. As pessoas podem trocar um email marketing por:

  • Feeds RSS
  • Páginas personalizadas de buscadores
  • Buscas
  • Redes Sociais
  • Aplicações Mobile
  • Sites Favoritos
  • Agregadores de produtos e notícias
  • Nada

Na quinta versão de seu estudo “Newsletter Usability”, Jakob Nielsen apresenta alguns dados obtidos a partir de testes de usabilidade em newsletters. Na condução do teste com um usuário, a proposta era acompanhá-lo durante o processo de opt-in no site de uma empresa, mas o usuário não quis prosseguir com o cadastro alegando o seguinte: “Essa informação eu já recebo na minha página MyYahoo!, então não tenho motivos para me cadastrar e receber essa newsletter”.

Também já comentamos anteriormente que, nem sempre, um opt-out é uma despedida definitiva do destinatário: muitas pessoas têm preferido acompanhar as novidades de uma marca através das redes sociais, em vez do email marketing, e isso não significa que o email irá morrer.

Por que, afinal, as pessoas mudam?

Por diversas razões. Novas tecnologias têm nos permitido acesso cada vez mais rápido a informações. O poder sócio-econômico de muitas pessoas vêm melhorando, que passam a ter acesso a essas novas tecnologias e mudam seus comportamentos. A qualidade dos ambientes de trabalho e a própria convivência com os colegas são forte influência no comportamento social das pessoas.

Ainda hoje, século XXI, há empresas que impõem bloqueio de acesso a redes sociais e determinados sites para seus colaboradores. Mas as pessoas têm sede de informação e consumo, elas precisam se sentir conectadas com o mundo e, para isso, elegem determinados meios que lhes são mais favoráveis, como os citados anteriormente.

Em relação à migração dos destinatários de um mailing para outros veículos de comunicação, não nos apressemos em julgar a eficácia do email marketing em si porque, por detrás dele, existem os profissionais que lhe criaram. Que tipo de conteúdo é oferecido aos seus contatos por email, relevante ou massante?

É preciso observar a qualidade do email marketing que chega até as pessoas.

É importante que as marcas conheçam seu público para criar produtos e serviços que lhe despertem interesse, e o email marketing é um importante indicador do perfil desse público, visto que suas métricas demonstram os links mais clicados, os tipos de email mais visualizados etc.

Se o email marketing não tiver qualidade suficiente para reter os contatos, haverá uma pulverização deles em outras mídias que não necessariamente oferecem a mesma precisão de análise de perfil, fazendo com que a empresa deixe de conhecer os hábitos de seus consumidores e clientes.

Assine Nossa Newsletter


Por favor informe um endereço de email válido.

Acompanhe Nossas Publicações