Blog de Email Marketing

Boas Práticas

Otimize o opt-out do email marketing

Juliana Padron Por Juliana Padron em 13.12.2007

Uma pesquisa realizada pela empresa EmailLabs, ainda este ano, nos EUA, com mais de 400 profissionais da área de email marketing, analisa as diferentes práticas de opt-out adotadas por eles e ainda traz dicas de como pode-se tirar vantagem deste processo, aparentemente, desfavorável para quem pratica o email marketing.

Alguns dos tópicos apresentados são:

96% dos profissionais de email marketing incluem um link de opt-out em seus emails promocionais, mas falham ao não incluí-lo também em outros emails importantes, como o de boas-vindas, transacionais, mensagens automáticas e de suporte ao cliente.

O fato de não oferecer o link de opt-out nestes outros emails, pode causar uma má impressão no usuário, como a de que você o está forçando a receber suas comunicações e quer controlar sua caixa de entrada. Isso aumenta o risco de que o usuário clique no botão de “relatar spam”, já que ele não quer receber seus outros emails e tampouco confia que você honrará seu pedido de opt-out.

Um outro fato abordado é de que mais de ¾ dos profissionais de email marketing utilizam um método fácil de opt-out, como o link de um clique ou o de responder a mensagem solicitando o opt-out. Os outros 25% permitem que os usuários acessem um página de atualiação de perfil/cadastro sem precisar efetuar login antes.

O estudo chama-se Unsubscribing in 2007: Marketers Can Get More Out of Goodbye e a versão completa está disponível para download em PDF neste link, mediante cadastro prévio no site. Vale a pena!

Assine Nossa Newsletter


Por favor informe um endereço de email válido.

Acompanhe Nossas Publicações