Blog de Email Marketing

Boas Práticas

Priority Inbox (Gmail) & Email Marketing Kissing in a Tree…

Juliana Padron Por Juliana Padron em 23.09.2010

Se você atua em alguma etapa do desenvolvimento de campanhas de email marketing, deve ter se questionado quanto ao impacto que a nova Priority Inbox (Caixa Prioritária) do Gmail terá sobre este tipo de mensagem, afinal, o próprio vídeo explicativo do recurso deixa claro que mensagens comerciais não são prioritárias para o destinatário. Então, como sobreviver a esta nova era?

A mensagem deixa claro o que é relevante para o destinatário e o que não é.

Importantes, Com Estrela, Todas as Demais

Este é o novo sistema de organização que o Gmail propõe aos destinatários, em ordem de importância. Isso significa que, mesmo que você tenha acabado de enviar uma mensagem para alguém, ela poderá ser exibida depois de todas as outras, na área destinada a “Todas as Demais” mensagens, caso o Gmail não identifique um histórico de relacionamento entre você e o destinatário.

Esta avaliação do relacionamento entre remetente e destinatário é baseada, em parte, nas ações que o usuário toma em relação às mensagens em sua caixa de entrada. Se o usuário recebe uma mensagem de alguém com quem ele costuma trocar emails regularmente, ela é exibida em Importantes, no topo da Priority Inbox. Se ele recebe uma mensagem de um remetente para o qual ele nunca escreveu, sobre um assunto que não costuma ler, ela é exibida em Todas as Demais, e o nome já diz tudo.

Durante os testes com a Priority Inbox, o Google descobriu q os usuários economizariam 16% de seu tempo, que antes era gasto lendo emails irrelevantes. O Diretor de Produto do Gmail, Keith Coleman, disse ao portal Mashable que a equipe já vinha trabalhando neste novo recurso há 18 meses, mas que a versão original foi descartada por não estar preparada para o consumo em massa. Agora, foi redefinida para o uso de todos.

As Regras

Para determinar quem será priorizado, o Gmail leva em conta uma série de análises do perfil de cada usuário, entre elas:

Quem lhe enviou a mensagem

Se você, alguma vez, já mandou mensagens para determinado remetente, então, as mensagens que você recebe dele provavelmente são importantes.

O assunto da mensagem

Não estamos falando sobre o Subject, aquele que determina se você vai abrir a mensagem ou não. O assunto em questão é sobre do que se trata a mensagem. Se você costuma ler mensagens sobre futebol, uma nova mensagem que fale sobre isso provavelmente é do seu interesse.

Ações

As ações que ajudam a determinar quais assuntos e pessoas são de seu interesse incluem: responder, marcar como estrela, arquivar e apagar (mensagens que você marca como estrela são, provavelmente, mais importantes do que as mensagens que você arquiva sem abrir).

Qual é o Truque?

Bem, desta vez, não existem truques: quem manda é o destinatário. A eficácia das mensagens de email marketing – ao menos no Gmail – depende agora da importância que o destinatário atribui ao remetente e, consequentemente, da relevância que a mensagem representa para ele.

Os remetentes que já trabalham de acordo com boas práticas e procuraram estabelecer um relacionamento com seus destinatários, serão beneficiados, pois certamente suas mensagens serão exibidas como prioritárias em relação a outras tantas que os usuários costumam receber.

Portanto, se você é um profissional de email marketing e costuma enviar apenas uma lista diária de ofertas, selecionadas sem nenhum critério de segmentação ou interesse, é bastante provável que suas mensagens entregues no Gmail apareçam como não importantes, a um passo da lixeira. Está mais do que na hora de rever seus conceitos!

Assine Nossa Newsletter



Por favor informe um endereço de email válido.

Acompanhe Nossas Publicações