Blog de Email Marketing

Boas Práticas

Usability Week 2012: Email Newsletter Usability

Juliana Padron Por Juliana Padron em 24.10.2012

Quem acompanha o Facebook e/ou o Twitter da Templateria, viu que eu passei alguns dias em Londres para participar desse evento tão importante, organizado pela NN Group, empresa de Jakob Nielsen e Don Norman.

Foi uma semana inteira de workshops sobre diversos temas em torno de usabilidade, como aplicações mobile, e-commerce, design de interação e, claro, email marketing, que foi o que nós cobrimos.

Veja em nosso Twitter os highlights do evento.

Ministrado por Janelle Estes, o workshop abordou todos os assuntos relacionados a email marketing: produção de conteúdo, estratégia, design, otimização para devices mobile, processos de opt-in e opt-out, entre outros.

Mas muito mais do que apenas apresentar as técnicas para construir uma boa ação de email marketing, o evento nos fez ultrapassar os limites da caixa de entrada e pensar nos usuários como pessoas iguais a nós, que sentem diferentes emoções ao longo de um dia, principalmente nos momentos em que precisam checar seus emails.

Por exemplo, pense na sua própria caixa de entrada pela manhã, quando você vê o número de emails não lidos que precisa encarar. Mesmo sem perceber, você passa por um misto de emoções como angústia, ansiedade, desespero, preguiça, alívio, curiosidade, medo etc.

Como profissionais de marketing, precisamos pensar em que tipo de emoção provocamos nos nossos leitores quando eles recebem nossos emails.

O conteúdo é tão bom que os faz esperar ansiosamente por receber a newsletter? O layout é confortável a ponto de prender a atenção do leitor por alguns instantes? O horário em que ele recebe o email é conveniente? Ele sente uma proximidade com você (remetente)?

No workshop, foram exibidos alguns vídeos de testes de usabilidade realizados com leitores reais de determinadas newsletters, que responderam a essas questões tanto com palavras quanto por emoções, que não os deixavam mentir.

Havia pessoas reclamando do horário de envio das newsletters, desconfortáveis com o fato do remetente e signatário de certos emails ser o CEO da empresa e não uma pessoa “mais acessível” e próxima a elas, pessoas desapontadas com as imagens quebradas, com dificuldades de ler e clicar nos links da mensagem visualizada no celular e mais uma infinidade de reclamações muito simples de serem corrigidas pelos remetentes.

As tecnologias mudam, mas as pessoas continuam as mesmas

Don Norman, em sua palestra The Design of Everyday Things in the 21st Century, disse que as tecnologias mudam, mas as pessoas continuam as mesmas.

Isso significa que nós ainda temos os mesmos problemas e as mesmas dificuldades de sempre. Ao longo do tempo, a única coisa que mudou foi a tecnologia que nos proporciona esses mesmos problemas. E cabe a nós, profissionais de design, melhorarmos a vida das pessoas criando dinâmicas de relacionamento mais simples e intuitivas com os dispositivos tecnológicos.

A maioria das empresas, hoje, anda tão preocupada com os aspectos de marketing envolvidos na comunicação por email que se esquecem de priorizar o mais importante: a experiência do usuário.

Simplificar

Precisamos frear os pensamentos vendedores de querer conquistar mais contatos, encontrar o melhor dia e horário para envio, ter mais cliques, descobrir a cor de botão que traz mais conversão e pensar mais na qualidade do relacionamento que temos com as pessoas, que é o propósito para o qual o email marketing melhor serve.

Não adianta nada encontrar uma solução para conquistar novos contatos se não há qualidade no relacionamento com eles.

Por que não criar uma newsletter de uma única coluna? Por que não diminuir a quantidade de conteúdo? Por que precisamos mudar sempre o dia e o horário de envio dos emails? Por que precisamos usar double opt-in? Por que não aumentamos o tamanho da fonte?

Ao investir na qualidade da experiência do usuário, o retorno será em aumento de receita. Usuários felizes criam lealdade com a marca, a indicam para amigos e familiares, compartilham sua boa experiência.

Então, por que não?

Assine Nossa Newsletter


Por favor informe um endereço de email válido.

Acompanhe Nossas Publicações