Blog de Email Marketing

Conteúdo

12 formas legais de obter novos contatos para seu e-mail marketing

Juliana Padron Por Juliana Padron em 01.12.2015

Especialmente entre as empresas recém-criadas, durante o planejamento das ações de marketing surge a dúvida: “quero enviar email marketing, mas ainda não tenho contatos, como faço?”. Nesse momento, muitos recorrem à aquisição de mailing com terceiros, quer seja através de compra, aluguel ou cessão, na intenção de arranjar pessoas para quem divulgar os produtos e serviços.

O problema é que nesses mailings adquiridos estão pessoas que não conhecem a tal empresa nova, e o primeiro envio que ela fizer para esses contatos será considerado, eticamente, como spam, independentemente da mensagem chegar na caixa de entrada ou no lixo eletrônico — afinal, spam é toda comunicação que recebemos que não foi autorizada previamente.

Portanto, a resposta àquela dúvida é simples: se você não tem contatos, ainda não é hora de pensar em email marketing. É unânime entre os profissionais de marketing que construir um mailing organicamente — com crescimento gradual e por seu próprio esforço e mérito — é a melhor maneira de se adquirir leads qualificados, ou seja, pessoas realmente interessadas no seu produto, serviço ou conteúdo.

A seguir, inspire-se em nossas dicas com algumas das melhores maneiras de se obter novos contatos para receber bem o seu email marketing.

1. Formulários de opt-in nas páginas do website e Facebook

Sem um mecanismo de cadastro as pessoas não chegam até você, e um formulário de opt-in é o primeiro passo para conseguir contatos e começar a construir um mailing próprio. Em todas as páginas do seu site, insira um pequeno formulário para as pessoas cadastrarem seus emails (e talvez também o nome).

O formulário pode estar em mais de um local na mesma página, só é importante que ele esteja integrado à sua plataforma de envios para que sua lista seja armazenada lá, com controles de emails errados, data do cadastro e pedidos de descadastro. O mesmo vale para o Facebook, que pode ter uma guia separada só para o opt-in.

Se você tem um e-commerce, o pop-up domination também é uma boa solução para conquistar logo o email dos interessados em seus produtos. O pop-up domination é aquela caixa flutuante que aparece sobreposta ao site assim que ele é acessado. Para os e-commerces, é interessante oferecer no pop-up um cupom de desconto para a primeira compra, como incentivo extra ao cadastro.

2. Publicações frequentes e relevantes em um blog

Independentemente do segmento em que sua empresa atua, pense seriamente em ter um blog, que será a página de entrada para muitas pessoas que vierem por algum resultado de busca na web.

O blog deve receber notícias relevantes do mercado para seu segmento e, de preferência, muitos conteúdos de autoria própria para que as pessoas sintam-se atraídas pelo seu conteúdo inédito, de qualidade, e queiram se cadastrar para receber as novidades periódicas.

Não esqueça de colocar o formulário de opt-in no final de cada publicação, na coluna lateral ou outro local do blog de grande visibilidade.

3. Produção de conteúdo para download mediante fornecimento de email

Whitepapers, webinars, e-books, infográficos, tutoriais, planilhas, templates e coletâneas são apenas alguns exemplos de conteúdos de alto valor que podem atrair o cadastro das pessoas para recebê-los. Conteúdos técnicos fazem bastante sucesso nesses formatos, mas com criatividade qualquer segmento pode se beneficiar deles.

4. Divulgação destes conteúdos nas redes sociais e anúncios online

Se você apenas criar o conteúdo e deixá-lo lá no site, as pessoas se cadastrarão para recebê-lo apenas se o encontrarem num resultado de busca. Portanto, divulgue seu conteúdo no Twitter, Facebook, LinkedIn, Instagram e outras redes sociais relevantes para seu negócio, incentivando o compartilhamento, ou mesmo em anúncios pagos dessas redes e de buscadores como o Google.

5. Vídeos online

Gostando ou não de produzir conteúdo escrito, aposte nos vídeos. A cada vídeo produzido para o seu canal no Youtube, por exemplo, insira chamadas incentivando as pessoas a se cadastrarem tanto no canal quanto na sua newsletter.

Se seus conteúdos for bem densos, crie um vídeo só para falar sobre a qualidade deles, ressaltando os benefícios das pessoas que as pessoas terão ao se cadastrarem.

Participação em eventos

Eventos são grandes fontes de novos contatos devido a alta circulação de pessoas no local.

Se você levar brindes para seu stand, condicione a distribuição deles ao fornecimento do endereço de email dos visitantes. Dependendo do evento, é possível usar uma espécie de “caneta” digital que faz a leitura de um código no crachá do visitante e obtém seus dados cadastrais. Do contrário, em um balcão, pode-se colocar um tablet exibindo um formulário para opt-in, para que os visitantes preencham para o recebimento do brinde ou para posterior recebimento de materiais digitais específicos.

7. Participação em fóruns de discussão online

Grupos profissionais do LinkedIn e sites específicos de perguntas e respostas ajudam a promover sua reputação, o que leva visitantes para seu site e, consequentemente, gera novos cadastros para seu mailing.

Organize sua agenda para dedicar alguns minutos do dia à participação nessas comunidades, apenas tomando o cuidado de não fazer publicidade explícita de seu negócio para não ser banido. As coisas devem acontecer sutilmente!

8. Personalize sua assinatura de email com um convite para o cadastro em sua newsletter

Se você mantém seu site ou blog com conteúdos sempre atualizados, complemente sua assinatura de email com um call-to-action e link para sua página de cadastro, que ressalte os benefícios que as pessoas terão ao fornecer seu email. É o famoso What’s In It For Me? (o que tem aí pra mim?) de que os especialistas em marketing de conteúdo falam.

9. Divulgue sua newsletter nos seus materiais impressos

Empresas que trabalham com materiais impressos como folders, catálogos, pastas e anúncios em publicações especializadas podem também inserir uma pequena chamada de incentivo ao cadastro. Mesmo se o espaço for pequeno tem jeito: os QR Codes estão aí pra ajudar.

10. Promova ações de engajamento com as pessoas

Sorteios, concursos, competições e jogos online são ótimos para despertar o interesse das pessoas no prêmio oferecido, incentivando sua participação. Condicione a inscrição ao cadastro por e-mail, divulgue em suas redes sociais e incentive o compartilhamento.

11. Estabeleça parcerias

Promover um conteúdo em parceria com outra empresa ou profissional pode dobrar o alcance de divulgação do material. Se seu conteúdo for co-produzido com parceiros, eles podem divulgar o material em seus próprios sites de forma que todos sejam notificados sobre as pessoas que se cadastraram para o download.

Ser co-autor de posts em blogs de terceiros também pode ajudar a promover seu trabalho se, na sua assinatura de cada artigo, for inserido um call-to-action para que os leitores conheçam melhor seus materiais e se inscrevam em seu site.

12. Anuncie em newsletters e redes sociais de terceiros

Portais de grande visibilidade, geralmente, disponibilizam espaço para publicidade tanto em seus websites quanto em suas redes sociais e email marketing.

Se você identificar um portal cuja audiência tenha um perfil interessante para consumir seus produtos, serviços e conteúdos, você pode comprar espaços publicitários e se promover através de banners no email marketing do portal e posts patrocinados nas redes sociais, de forma que os cliques dos interessados cheguem até sua página de cadastro.

Assine Nossa Newsletter


Por favor informe um endereço de email válido.

Acompanhe Nossas Publicações