Blog de Email Marketing

Conteúdo

Boas Festas com Email Marketing

Juliana Padron Por Juliana Padron em 25.11.2008

O período que precede as festas é bem turbulento: as pessoas estão pensando em férias, viagens, presentes, confraternizações, amigos secretos, Natal etc. Perceba como tudo isso remete a compras! Mais do que nunca, é nesta época do ano que os consumidores procuram fazer os melhores negócios através da busca por melhores preços, prazos e custos de entrega.

Mas, se a demanda é muito grande, a oferta é ainda maior: a todo o momento, os consumidores são bombardeados com promoções, pacotes, novos produtos e serviços especialmente moldados para este período de compras em massa.
É neste cenário, aparentemente “avassalador”, que os profissionais de marketing precisam encontrar maneiras para diferenciar seu produto e, não apenas conquistar novas conversões, mas aproveitar o momento para estreitar seu relacionamento com o cliente ou apenas lhe agradecer.

E, por ser uma mídia de ação rápida e resposta imediata, o email marketing deve fazer parte do mix de comunicação de qualquer empresa. Essa característica dinâmica do email marketing, às vezes, transmite uma falsa impressão de “jogo rápido” e faz com que ele fique por último no planejamento das campanhas de fim de ano, com envios agendados para datas muito próximas do Natal.

Campanhas de email marketing, neste período de festas – desde que planejadas com antecedência – constituem um excelente modo de manter-se conectado com seus consumidores, clientes e prospects.
As expectativas para este ano, são de que a segunda e a terceira semana de dezembro atinjam o pico em volume de envios de email marketing com essa temática de festas. Imagine, então, o quanto de mensagens semelhantes não ficarão nas caixas postais dos consumidores.

Se sua mensagem não trouxer um elemento atrativo e diferenciado, corre muito o risco de acabar na lixeira com outras irrelevantes. E, quanto mais cedo começar sua campanha, melhor!

Além de congratulações e emails promocionais, tradicionais deste período, o email marketing pode ser utilizado também para comunicar consumidores e clientes sobre a política de atendimento da empresa durante as festas: período de férias, se as entregas ocorrerão normalmente ou até uma data limite, se os horários de suporte técnico sofrerão alterações etc.

Podemos, ainda, citar outras idéias para o uso do email marketing com este propósito comemorativo:

  • Presenteie clientes e prospects com “gift cards”: Independente do segmento de atuação, é possível oferecer descontos ou bônus adicionais para quem adquirir determinado produto ou serviço. O gift card pode ser enviado por email por ocasião da praticidade e permitir que o consumidor usufrua do benefício em um estabelecimento físico.
  • Idéias para presentes: muitas pessoas ficam “perdidas” quando precisam escolher um presente para a sogra, o chefe ou aquele amigo que já tem de tudo. Oferecer idéias e opções pode incentivar muitas compras por impulso.
  • Promoções diferenciadas: procure fugir daquilo que já se tornou lugar-comum para diversos varejistas. Promoções diferenciadas como, por exemplo, “compre online e retire na loja”, pode ser uma alternativa ao frete grátis: o consumidor administra o seu próprio tempo e não precisa aguardar o prazo de entrega determinado no website.
  • Compartilhe suas conquistas: faça com que o usuário sinta-se parte do sucesso de sua organização e demonstre o impacto positivo de suas ações na sociedade ou no meio ambiente.
  • Cartões personalizados e/ou interativos: peças que despertam emoção tendem a tornar-se virais. É muito comum as pessoas recorrerem a cartões virtuais para desejar boas festas a amigos e familiares, por isso, faça uso de vídeos e peças interativas que permitam uso de fotos, textos personalizados e estimulem uma ação viral.
  • Criar newsletters específicas: Neste período, muitas empresas sentem-se tentadas a aumentar a quantidade de mensagens que enviam a sua base de contatos na tentativa de provocar compras por impulso. Porém, é muito importante não quebrar a relação de confiança construída com os destinatários ao longo do tempo. Se quiser aumentar a periodicidade das ações, eleja conteúdos muito relevantes e crie uma peça diferenciada da sua comunicação usual, deixando claro o caráter temporário. Uma newsletter com conteúdos apropriados para esta época do ano, com dicas sobre comidas típicas, presentes e curiosidades, pode sutilmente oferecer produtos e serviços relacionados, sem o caráter apelativo.
  • Emails transacionais: que tal sondar as necessidades dos consumidores e oferecer produtos de acordo com o seu momento? Fim de ano é época de presentes para amigo secreto, familiares, amigos, compras pessoais e para o lar. Consulte sua base de dados e verifique faixas etárias, explore períodos de férias, destinos preferidos para viagens e produtos adquiridos anteriormente. Essas informações são valiosas para preparar ofertas complementares e ajudar o consumidor a planejar seus gastos.
  • Flexibilidade de benefícios: Não podemos esquecer, ainda, daqueles consumidores que sempre deixam as compras para a última hora: pessoas atarefadas, que não tiveram tempo para providenciar suas compras antes, ou que priorizaram outros pagamentos mas, mesmo assim, não querem privar-se de pequenas compras. Para estes diferentes consumidores, uma alternativa é oferecer vantagens como prorrogação de pagamento para o próximo ano – num período que não lhe comprometa financeiramente com as famosas “despesas de janeiro” – e entrega super rápida de produtos.

As possibilidades de uso do email marketing dentro desta temática comemorativa podem ir muito além. Porém, se não houver tempo hábil para o planejamento de uma campanha diferenciada, opte por uma tradicional, elegante e educada mensagem de Boas Festas e não arrisque seu relacionamento com os contatos. E que venha 2009!

Assine Nossa Newsletter


Por favor informe um endereço de email válido.

Acompanhe Nossas Publicações