Blog de Email Marketing

Conteúdo

Calculadora de ROI para ações de email marketing

Juliana Padron Por Juliana Padron em 17.03.2011

A equipe da Templateria preparou uma ferramenta muito útil para profissionais de email marketing: a Calculadora de ROI para ações de Email Marketing. Sabemos o quanto é chato pesquisar e decorar fórmulas, então resolvemos a facilitar a vida de todos criando duas calculadoras de ROI para ações de email marketing, que também retornam outras informações valiosas, como o custo e o retorno de cada contato, lucro, CTR, taxa de conversão e de erros.

A primeira calculadora deve ser utilizada para obter o ROI das ações de email marketing voltadas para e-commerce, onde há transação monetária envolvida na meta a ser cumprida pelos usuários. Esta calculadora solicita a inserção de algumas informações da ação concluída e retorna os resultados sobre seu desempenho. A segunda calculadora pode ser usada nos demais tipos de ações de email marketing que não implicam em transação monetária direta, como newsletters, comunicados, convites etc. Mesmo em ações de email marketing que não implicam em transações monetárias é possível saber o valor do ROI.

Download da Planilha com as Calculadoras de ROI de Ações de Email Marketing

Como interpretar os resultados

  • Valores negativos de ROI indicam que a ação não trouxe retorno, teve prejuízo.
  • Valores acima de 5% para a taxa de erros podem ter prejudicado a reputação de seu domínio remetente em alguns servidores de email. Higienize sua lista de contatos para remover os emails que apresentaram erros no envio.

Observações:

  • Para calcular a taxa de CTR, a calculadora da Templateria leva em consideração os emails entregues, e não o total de emails enviados. Se o CTR apresentado nos relatórios de sua plataforma de envios for diferente do que constar na calculadora, significa que a fórmula de cálculo desta taxa utilizada por sua plataforma é diferente da nossa, levando em consideração o valor total de emails enviados, e não apenas os entregues.
  • Você pode consultar os relatórios fornecidos por sua plataforma de envios para obter o número total de erros e de cliques únicos, solicitados nas planilhas.
  • Excluindo-se a taxa de erros, que deve manter-se abaixo de 5%, e a taxa de ROI, que deve ser positiva, não há uma média ideal para os demais resultados para que você considere se ação está dentro dos padrões de mercado, o importante é o que o resultado representa para o seu negócio.

O ROI do Email Marketing

A Pesquisa Marketing Visão 360°, realizada em 2009 pela TNS Research International em parceria com o Mundo do Marketing, revelou que as ações de Email Marketing estão entre as que possuem mais baixa complexidade para mensurar o ROI, conforme você pode observar neste gráfico:

Mensuração do ROI nas diversas ferramentas de marketing

Confira este e outros gráficos sobre email marketing em nosso post Números do Email Marketing.

Assine Nossa Newsletter



Por favor informe um endereço de email válido.

Acompanhe Nossas Publicações