Blog de Email Marketing

Conteúdo

Como usar email marketing de aniversário

Juliana Padron Por Juliana Padron em 20.09.2012

Em 2009, a Experian publicou uma pesquisa intitulada The birthday and anniversary report, que revela que os emails de aniversário tendem a ter resultados melhores, algo em torno de 300% a mais de visualizações e 100% a mais de CTR em relação às ações “convencionais”.

Veja algumas dicas de como implementar as rotinas de envio de aniversário à sua agenda de email marketing.

Pergunte a data de aniversário de seus contatos

Se você acha interessante parabenizar seus contatos mas não sabe suas datas de aniversário, é muito simples: pergunte. Faça uma ação especial para encorajá-los a preencher essa informação em seus cadastros.

Aniversário de nascimento do destinatário

Supondo que agora você já tem a data de aniversário de seus contatos, com a ajuda da sua plataforma de envios, crie uma rotina de envios automáticos baseados no campo da data de aniversário dos destinatários.

Basta que a sua plataforma ofereça esse recurso de envios automáticos de aniversário e que você cadastre o template que será enviado aos contatos.

Email marketing de aniversário enviado pela Casas Bahia.

Um portal de informações sobre bebês e crianças também pode enviar emails de aniversário com benefícios aos pais, caso o cadastro do site peça a informação da data de nascimento dos pequenos.

A loja de brinquedos Toys”R”Us, por exemplo, vai muito além do email de aniversário. Eles criaram um verdadeiro clube de aniversário, uma seção do site que apresenta dicas aos pais sobre como planejar uma festa infantil e até permite que os pais agendem a ligação telefônica do personagem Geoffrey para a criança no dia do seu aniversário.

A comunicação por email marketing é enviada aos pais, que recebem dicas, produtos com desconto e convites para experiências especiais na loja física.

Aniversário de ocasiões especiais

Casamentos são ótimos para movimentar o mercado. E aniversários de casamento também. Alô, buffets, restaurantes, hoteis moteis, pousadas e espaços de eventos! Ofereçam uma oportunidade para os casais celebrarem!

Aniversário do remetente

Você também pode enviar email marketing para celebrar o seu próprio aniversário e utilizar essa ocasião para conceder benefícios especiais aos seus contatos.

Email marketing de aniversário da varejista Scala.

Aniversário de relacionamento entre remetente e destinatário

É o tipo de ação de aniversário que não precisa ser enviada apenas uma vez por ano. É possível celebrar os três ou seis meses de criação da conta de seus usuários em se site – caso você comercialize seviços online de assinatura, por exemplo.Se não é o seu caso comercializar serviços online, por que não comemorar o aniversário de opt-in de seus destinatários? Use esse tipo de ação para ressaltar a qualidade de conteúdos que você envia periodicamente a seus contatos e desencorajar o opt-out.

Dicas de design e conteúdo

  • Emails de aniversário não precisam ser sempre iguais e, por vezes, até infantis, com muitos balões, bolos, velinhas, serpentinas etc. Até mesmo por uma questão de branding, imprima sempre o seu estilo nas comunicações e, principalmente, crie um design de acordo com o perfil do seu público.
  • Redes varejistas devem aproveitar as datas de aniversários para tentar vender seus produtos, especialmente os sites de e-commerce que permitem aos usuários criar listas de desejos. O usuário já manifestou o interesse de compra, basta oferecer uma boa oportunidade para que ele efetue a conversão.
  • Mensagens que dizem apenas “Feliz aniversário” têm o objetivo de manter um relacionamento com o destinatário e aproveitar esta ocasião para dizer “estamos aqui, lembramos de você para que você se lembre de nós”. Mesmo nessa situação, tente oferecer algum benefício para seu contato.
  • Bares, restaurantes, parques temáticos, casa noturnas, hoteis, clubes de praia/campo e outros estabelecimentos de lazer podem aproveitar para oferecer descontos, diárias ou entradas VIPs. No mês de seu aniversário, as pessoas sempre estão à procura de locais para comemorar na companhia de seus amigos e familiares.
  • Personalize o conteúdo da mensagem com informações sobre o remetente, mas use essas informações de forma que demonstrem cuidado e planejamento. Por exemplo, você não precisa dizer no email “Juliana, seu aniversário é dia 02.09”. Geralmente, as pessoas sabem quando elas fazem aniversário. 🙂
  • Cuidado com o bloqueio de imagens. Crie o seu template de aniversário de forma que ele seja compreensível mesmo com as imagens bloqueadas. Muitos remetentes criam os emails de aniversário apenas com imagens, como se fossem um grande cartão postal, e esquecem que o destinatário, antes de carregar as imagens, vai visualizar apenas um grande nada.
  • As ações de aniversário de relacionamento entre remetente e destinatário podem vir acompanhadas de uma pesquisa de satisfação (fora do email, claro), para que você receba feedback das pessoas sobre o serviço que elas têm usado ou o conteúdo das newsletters que têm recebido.

São várias as possibilidades de comemoração de aniversários por email marketing. Consulte sua lista de contatos, veja se você já tem armazenada a informação de data de nascimento das pessoas, coloque a criatividade para funcionar e feliz email marketing!

  • Miguel Gonçalves

    Muito bom! E o melhor de tudo é que pode ser totalmente automatizado sem dar qualquer trabalho ao gestor do email mkt.. 🙂

  • Miguel Gonçalves

    Juliana, não encontrei forma de partilhar essa página para o facebook… fiz o like mas gostaria de partilhar facilmente..

  • templateria

    Oi, Miguel! Obrigada pela sugestão! Vamos atualizar o nosso plugin de redes sociais para um outro que permita compartilhar!

  • Pingback: Exemplos de Email Marketing que apoiam o Branding()

  • renata

    existe algum programa que envie este tipo de e-mail automaticamente???

Assine Nossa Newsletter


Por favor informe um endereço de email válido.

Acompanhe Nossas Publicações