Blog de Email Marketing

Conteúdo

Compartilhe o Email Marketing nas redes sociais

Juliana Padron Por Juliana Padron em 14.06.2011

Nem todas as plataformas de envio de email marketing oferecem recursos para compartilhar a ação em redes sociais como Twitter e Facebook, apesar de já estar mais do que provado que email marketing e redes sociais têm tudo a ver.

Se este for o seu caso, não tema. Serviços como o Bookmarkcraze (gratuito) permitem que você insira um trecho de código HTML em um template de email ou página da web com os botões de compartilhamento das redes sociais de sua preferência.


Template exibindo ícones de redes sociais gerados pelo Bookmarkcraze. Eles são inseridos com a tag a e, por isso, não apresentam problemas de exibição nos clientes de email.

Cada botão tem link para a respectiva rede social já preparada para compartilhar o conteúdo desejado que, no caso do email marketing, pode ser a página de preview do email na web.

Este recurso só não funciona bem com emails de conteúdo personalizado com os dados do destinatário, como nome, email, sexo, cidade etc, pois a personalização ocorre no momento do envio, utilizando os dados dos destinatários armazenados na base de dados do remetente.

A página do email a ser compartilhada na web deve ser “genérica”, livre de personalização e link de opt-out, adequada para ser visualizada por qualquer pessoa.

Utilizando os recursos nativos do Facebook e Twitter

Você já deve ter visto as páginas do Twitter e Facebook que explicam como inserir os botões “Tweetar” e “Curtir”, respectivamente, em uma página web. O problema é que o método que eles oferecem para isso é via iframe e/ou javascript, e grande parte dos programas de email não suportam essas tags do HTML.

Código do Twitter para inserir botão “Tweetar” em uma página web:

Alternativa do botão “Tweetar” usando iframe:

Código do Facebook para inserir botão “Curtir” em uma página web:

Suporte a iframe nos programas de email

Utilizando um dos templates da Templateria, realizamos um teste para ver quais programas de email não suportam a tag iframe do HTML, que reproduz os botões Curtir e Tweet. O resultado deveria ser este:

Mas o que observamos foi:

Programa de email Exibe iframe?
AOL
Gmail
Hotmail
Mobile Me
Yahoo! Mail
Apple Mail 3
Apple Mail 4
Lotus Notes 6 / 7
Lotus Notes 8
Outlook 2000
Outlook Express
Outlook XP / 2003 / 2007 / 2010
Thunderbird
Windows Mail
Blackberry
iPhone
iPad
Symbian S60
Windows Mobile 6.5
Android 2.2
BOL
UOL
Terra
R7

Perceba que nenhum webmail suporta a exibição de iframe. Aqueles que o suportam são programas desktop ou mobile.

  • Muito bom este artigo.

    Em relação a utilização dos botões com a ferramenta da Bookmarkcraze. Seria muito bom se pelo menos o botão de Opt-out fosse possível permanecer.
    Caso ele seja utilizado, qual problema haverá?
    Na caixa de entrada do cliente vai funcionar corretamente o Optout?

    Obrigado!

  • Juliana Padron

    Oi, Iving!

    A presença do opt-out e dos links de compartilhamento no email marketing são coisas diferentes. Ambos podem estar presentes juntos em sua ação de email marketing. Aliás, o opt-out é obrigatório e, por isso, é inserido automaticamente na mensagem pelas plataformas no momento do envio.

    Acontece que, no site do Bookmarkcraze, você precis definir qual a página que quer que os destinatários compartilhem nas redes sociais. Se for a sua newsletter mesmo, então você precisa disponibilizar na web uma página que contenha o seu email marketing (sem o opt-out e o preview) e usar esse endereço para cadastrar no Bookmarkcraze, no passo 2.

    Então, quando alguém clicar no link de compartilhar sua ação no Twitter, por exemplo, o que vai ser publicado lá é a URL dessa página web em que você hospedou seu email marketing. Porque como essa URL vai ser pública na timeline de quem compartilhou, qualquer um poderá ver o email marketing, e não faz sentido essa página ter um opt-out já que as pessoas que irão vê-la não fazem parte do seu mailing.

    Portanto, só o que não deve ter opt-out é a página web contendo o seu email marketing, cuja URL você vai cadastrar no passo 2 do Bookmarkcraze. Por isso você precisará hospedar o HTML do seu template no seu servidor, pois é esse endereço que deve ser cadastrado no Bookmarkcraze.

    Se tiver dúvidas, escreva novamente!

  • Juliana Padron

    Ah, um detalhe importante: ainda no Bookmarkcraze, cuidado na escolha das redes sociais que vocês desejam disponibilizar no template. Aquelas que vêm junto com um contador de quantas pessoas já compartilharam o conteúdo, precisam de javascript para funcionar, mas javascript não funciona no email marketing!

    Não selecionem o Google Plus, por exemplo, que vem com o contador. Já o Twitter, Facebook e LinkedIn podem ser usados tranquilamente, porque o compartilhamento funciona apenas com a tag de link.

  • Parabéns Juliana excelente postagem. Mas não consegui ficar por muito tempo na página toda vez que achei muito cansativo para minha vista o amarelo do fundo. Devo destacar que meu monitor é de 24′ tal vez não aconteça em tamanhos menores. Mas se fosse tu trocava por outra cor menos “agressiva”

    • Juliana Padron

      Oi, Claudio!

      Que bom que gosto da leitura! E o layout do blog mudará em breve, vamos movê-lo para dentro do site da Templateria (www.templateria.com), então ele terá o mesmo design, com fundo claro!

  • Laah Rick

    Ola boa tarde gostaria de incluir o botao curtir no meu email outloook express voce pode me ajudar ? 

Assine Nossa Newsletter


Por favor informe um endereço de email válido.

Acompanhe Nossas Publicações