Blog de Email Marketing

Conteúdo

Compartilhe o Email Marketing nas redes sociais

Juliana Padron Por Juliana Padron

Nem todas as plataformas de envio de email marketing oferecem recursos para compartilhar a ação em redes sociais como Twitter e Facebook, apesar de já estar mais do que provado que email marketing e redes sociais têm tudo a ver.

Se este for o seu caso, não tema. Serviços como o Bookmarkcraze (gratuito) permitem que você insira um trecho de código HTML em um template de email ou página da web com os botões de compartilhamento das redes sociais de sua preferência.

Template exibindo ícones de redes sociais gerados pelo Bookmarkcraze. Eles são inseridos com a tag a e, por isso, não apresentam problemas de exibição nos clientes de email.

Cada botão tem link para a respectiva rede social já preparada para compartilhar o conteúdo desejado que, no caso do email marketing, pode ser a página de preview do email na web.

Este recurso só não funciona bem com emails de conteúdo personalizado com os dados do destinatário, como nome, email, sexo, cidade etc, pois a personalização ocorre no momento do envio, utilizando os dados dos destinatários armazenados na base de dados do remetente.

A página do email a ser compartilhada na web deve ser “genérica”, livre de personalização e link de opt-out, adequada para ser visualizada por qualquer pessoa.

Utilizando os recursos nativos do Facebook e Twitter

Você já deve ter visto as páginas do Twitter e Facebook que explicam como inserir os botões “Tweetar” e “Curtir”, respectivamente, em uma página web. O problema é que o método que eles oferecem para isso é via iframe e/ou javascript, e grande parte dos programas de email não suportam essas tags do HTML.

Código do Twitter para inserir botão “Tweetar” em uma página web:

Alternativa do botão “Tweetar” usando iframe:

Código do Facebook para inserir botão “Curtir” em uma página web:

Suporte a iframe nos programas de email

Utilizando um dos templates da Templateria, realizamos um teste para ver quais programas de email não suportam a tag iframe do HTML, que reproduz os botões Curtir e Tweet. O resultado deveria ser este:

Mas o que observamos foi:

Programa de email Exibe iframe?
AOL
Gmail
Hotmail
Mobile Me
Yahoo! Mail
Apple Mail 3
Apple Mail 4
Lotus Notes 6 / 7
Lotus Notes 8
Outlook 2000
Outlook Express
Outlook XP / 2003 / 2007 / 2010
Thunderbird
Windows Mail
Blackberry
iPhone
iPad
Symbian S60
Windows Mobile 6.5
Android 2.2
BOL
UOL
Terra
R7

Perceba que nenhum webmail suporta a exibição de iframe. Aqueles que o suportam são programas desktop ou mobile.

Assine Nossa Newsletter



Por favor informe um endereço de email válido.

Acompanhe Nossas Publicações