Blog de Email Marketing

Conteúdo

Crie uma lista de contatos para Email Marketing

Juliana Padron Por Juliana Padron em 28.02.2011

A lista de contatos ou mailing é uma peça fundamental para ações de email marketing, pois além de conter os endereços de emails das pessoas que receberão suas mensagens, ela também pode armazenar outros dados das pessoas que melhoram a performance do email marketing.

A lista de contatos nada mais é do que uma planilha com os emails de todos os seus contatos. Preferencialmente, a lista de contatos deve ser double opt-in, mas necessariamente opt-in ou, pelo menos, soft opt-in. Complicou? Veja só:

Double Opt-in

É um processo de confirmação de cadastro dos contatos que você pode utilizar para manter sua lista apenas com emails válidos. No cadastro com o processo double opt-in, um usuário que se cadastrar no seu site receberá um email solicitando o clique em um link da mensagem para efetivamente confirmar o seu cadastro no site. O usuário só vai clicar no link se ele quiser mesmo se cadastrar no site e, claro, se o email que ele forneceu lá no cadastro existir.

Opt-in ou Single Opt-in

É o processo de cadastro simples, em que não há confirmação como descrito no processo anterior de double opt-in. O usuário se cadastra no site e o email que ele fornecer no formulário de cadastro é o que será armazenado na lista de contatos, esteja ele correto ou incorreto. Mesmo que não tenha confirmação do cadastro, o opt-in é muito importante, pois é a autorização concedida pelo usuário para receber suas comunicações por email.

Soft Opt-in

Não é um processo de cadastro, mas um termo que define uma prática aceita para construir um mailing. O soft opt-in é o tipo de contato que não concedeu uma autorização expressa, como no cadastro, para o remetente lhe enviar email marketing, mas é um contato que faz parte da rede de relacionamentos do remetente, que não é desconhecido para ele.

Exemplos de contatos soft opt-in são as pessoas com as quais você já trocou email ou cartões de visita. De acordo com o Código de Autorregulamentação para a Prática do Email Marketing (CAPEM), o soft opt-in realmente válido é aquele que pode ser comprovado como tal, ou seja, você precisa ter provas de que realmente conhece e/ou já teve um relacionamento com o contato.

Sua lista de contatos, então, pode ser formada por contatos double opt-in, single opt-in ou soft opt-in. Ainda há controvérsias sobre o tipo de contato estabelecido por meio das redes sociais, como o Twitter e o Facebook, então, muita cautela ao coletar esses contatos para pertencer ao seu mailing, pois o tiro pode sair pela culatra. Existem ações de marketing específicas para redes sociais que podem ser melhor empregadas.

Os cadastros dos contatos que formarão seu mailing podem vir de um formulário em seu site ou mesmo de um formulário que o cliente pode preencher em seu estabelecimento físico. O importante é deixá-lo ciente de que, ao se cadastrar, ele autoriza receber suas mensagens de email marketing.

Organização dos dados

Sua lista de contatos não precisa armazenar apenas os endereços de email das pessoas com as quais você se relacionará por email marketing. É até recomendado que, além do email, você também armazene informações relevantes para suas ações, como Nome, Cidade, Estado, Sexo e outras específicas de seu segmento, como compras realizadas, produtos e assuntos preferidos etc. É com essas informações – e ajuda do recurso de personalização da plataforma de envios – que você poderá personalizar sua mensagem chamando as pessoas pelo nome, citando suas cidades e outros dados.

Você pode organizar sua lista de contatos em uma planilha do Excel, BrOffice, Numbers e até do Google Docs. A seguir, uma sugestão de organização para seu mailing:

Nome Sobrenome Email Sexo Cidade
Juliana Padron jpadron@w3p.com.br F São Paulo
Pedro Padron ppadron@w3p.com.br M São Paulo

Note que as colunas dos dados estão cada qual com seu título (Nome, Sobrenome, Email etc), e isso é muito importante quando você importar o mailing para uma plataforma de envios. Só com essa identificação é que será possível a plataforma identificar as diferentes informações que sua planilha armazena de cada contato.

Se você omitir essa linha de títulos e já começar com o primeiro contato na planilha, quando fizer o upload dela para a plataforma esse primeiro contato pode ser perdido, pois a plataforma tomará a primeira linha do mailing como a linha dos títulos.

Assine Nossa Newsletter



Por favor informe um endereço de email válido.

Acompanhe Nossas Publicações