Blog de Email Marketing

Conteúdo

Datas comemorativas bem exploradas reforçam o caixa

Pedro Padron Por Pedro Padron em 11.09.2015

O calendário pode ser um grande aliado das pequenas empresas. Além das principais e já velhas conhecidas datas comemorativas que existem durante o ano como dias das Mães, dos Pais, dos Namorados, das Crianças e o Natal, há sempre uma festa no meio do caminho e, com ela, a oportunidade de vender.

Além das celebrações tradicionais que beneficiam o comércio como um todo, há agora datas criadas exclusivamente para homenagear determinadas categorias como o Dia do Atleta, ou simplesmente para aguçar o desejo de consumo como a Black Friday e o Dia do Frete Grátis. Até as estações do ano podem mudar as preferências do consumidor e provocar alta ou queda na procura por certos produtos.

“É importante ficar de olho nas oportunidades desses ciclos sazonais, afinal, a demanda está lá”, diz o consultor do Sebrae-SP Alexandre Giraldi Moreira, do Escritório Regional do Sebrae-SP Capital Leste 1. Basta saber aproveitá-la.

E foi o que fez Izilda Pires, sócia da fábrica de material esportivo Epoart, no Tatuapé, após capacitação no Sebrae-SP que a auxiliou a identificar dificuldades nas vendas e a preparou para o lançamento de uma marca própria, a Spoart. Como fornecedora de grandes marcas consagradas, a empresária tinha entrada em varejistas de peso, como a Centauro, e um dos pontos foi justamente trabalhar melhor o relacionamento com esses lojistas. Atualmente, mantém um departamento apenas para cuidar do marketing, com especial atenção ao visual dos produtos e estratégias de incentivo nos pontos de venda. “Não esperamos o lojista, saímos na dianteira e o orientamos com ações que sejam boas para ambos”, conta.

Uma delas foi a criação de kits infantis com descontos para o Dia das Crianças. “Não houve um grande lucro, mas divulgamos a marca e ganhamos espaço na vitrine”. Outra ação que começa a dar bons resultados é o patrocínio para promover um campeonato no Dia do Skate, comemorado em 21 de junho. “A ideia é continuar fomentando datas relacionadas ao esporte”, comemora Izilda, com várias marcas feitas no calendário para 2015, como o Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril.

Não é de hoje que o calendário esportivo agita as pequenas empresas no Brasil. Primeiro, veio o Mundial de Futebol da Fifa. Agora, a promessa de bons negócios vem do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, que vai demandar cerca de 30 milhões de itens, segundo o Portal de Suprimentos, canal de contratação de serviços e compras do evento. Por isso, muitas empresas têm procurado ajuda no Sebrae-SP.

“O planejamento com antecedência é fundamental para uma estratégia de sucesso”, afirma a consultora de Marketing Cassia de Freitas Mendonça Godinho, do Escritório Regional do Sebrae-SP Capital Sul, onde muitos empreendedores fizeram cursos para se tornarem fornecedores oficias.

Fonte: Jornal de Negócios do SEBRAE, abril de 2015

Assine Nossa Newsletter


Por favor informe um endereço de email válido.

Acompanhe Nossas Publicações