Blog de Email Marketing

Conteúdo

Dicas para integrar o email marketing ao Pinterest

Juliana Padron Por Juliana Padron em 28.03.2012

Se você ainda não conhece o Pinterest, deveria, pois é a rede social queridinha do momento, que gera mais tráfego do que LinkedIn, Google+ e Youtube juntos.

Nos EUA, o Pinterest já bateu até o Twitter. Talvez justamente pelo alto tráfego, atualmente, o Pinterest está sofrendo algumas alterações, e até o momento da publicação deste post, a criação de perfis está suspensa, havendo em seu lugar uma lista espera da qual você pode fazer parte solicitando um convite para entrar no Pinterest num futuro próximo (nós recebemos o nosso convite no dia seguinte à solicitação).

Se você é do tempo dos murais de cortiça nos quartos de adolescentes, pode imaginar o Pinterest dessa forma: um grande mural de imagens interessantes sobre os mais variados temas. Dentro de sua sua conta, você pode ter vários pequenos murais (boards) intitulados com o tema do qual as imagens tratam, só para organizar o seu conteúdo. Você pode ter boards chamadas “coisas para a casa”, “produtos que eu gosto”, “meu estilo” e quantas mais sua imaginação permitir.

O legal é que você não apenas publica as imagens que gosta, mas também replica (repin) as imagens que outras pessoas postaram em seus respectivos murais. Para facilitar o trabalho de coletar imagens por aí, há plugins do Pinterest para os browsers, assim, quando você entrar em um site e quiser publicar uma imagem dele no seu mural, basta clicar no botão “Pin it” – que esse plugin irá instalar em seu navegador – para que ele reconheça as imagens daquela página e você escolha qual deseja publicar em suas boards.

Assim como outras redes sociais, é perfeitamente possível integrar o Pinterest ao seu email marketing. Depois dessa breve explicação sobre como ele funciona, você já deve estar imaginando algumas formas de associar o Pinterest aos seus negócios e, claro, ao seu email marketing.

Siga-me no Pinterest!

A forma mais simples de trazer o Pinterest ao seu email marketing é inserir apenas um link no email para o seu perfil. Em sua conta do Pinterest você encontrará diferentes botões para colocar em seus sites e email:

Analisando os relatórios de seus envios, você consegue saber quem clicou nos seus links de perfil do Pinterest e, logo, quem da sua lista de contatos já está usando essa rede. Como o Pinterest tem o recurso “Follow”, igual ao do Twitter, você pode seguir essas pessoas e já começar a criar um engajamento na rede social, que começou lá no email marketing.

Além disso, quem lhe segue no Pinterest sempre vê as suas publicações de imagens e fica mais suscetível a republicá-las com o Repin.

Aproveite para conhecer o perfil da Templateria no Pinterest!

Pin it!

Se o seu email marketing trouxer imagens interessantes aos destinatários, você pode permitir que eles publiquem essas imagens em suas boards do Pinterest adicionando o botão “Pin it” próximo a cada uma, como no exemplo a seguir.

O link para o botão do Pin it é esse:

Com essa URL, você pode especificar:

  1. O endereço “From” para o qual o Pinterest irá linkar de volta, como se fosse a “fonte” do conteúdo. Você pode colocar o endereço de seu próprio site.
  2. A URL da imagem que será compartilhada. Perceba que, como você pode definir a URL da imagem, ela não precisa ser exatamente a mesma do email, você pode usar uma de melhor qualidade, remover textos que seriam pertinentes apenas no email etc.
  3. Uma sugestão da descrição da imagem que irá constar no post.

Quando o usuário clicar no link “Pin it”, ele poderá escolher em qual de suas boards deseja que a imagem serja publicada. A sua sugestão de descrição será exibida no campo logo abaixo, mas o usuário poderá mudar o texto, se quiser.

O Pinterest permite integração com o Twitter e o Facebook, de forma que a cada nova imagem publicada no Pinterest de um usuário, um post sobre ela será publicado no Twitter e/ou no Facebook dessa mesma pessoa. Consegue imaginar o alcance de seus conteúdos multiplicando-se?

Like

Funciona igual ao “Curtir” do Facebook. Portanto, nas imagens relevantes de email marketing, você pode pedir para os usuários clicarem em “Pin it” ou “Like”. O “Like” não publica a imagem nas boards (murais) do usuário, apenas registra que ele gostou daquele conteúdo. Porém, diferente do Facebook, no Pinterest o usuário tem uma página onde ele confere todas as imagens em que ele clicou como “Like”.

Perfil

Em sua home page do Pinterest, há uma área para apresentar o seu perfil. Você pode ter um avatar, inserir os endereços de suas contas do Twitter e do Facebook, do endereço de seu site e também um texto de até 200 caracteres. Neste texto ou mesmo no campo do endereço do site, você pode colocar a URL da sua página de cadastro para newsletter. Se, puder, crie uma board para ir armazenando todas as suas newsletters. Assim, os usuários do Pinterest podem conferir que tipo de conteúdo você envia e sentirem-se motivados a se cadastrarem.

Fontes: Email Marketing Tips, Email Design Review

Inspire-se

Se você tem dúvidas sobre como usar o Pinterest como um perfil corporativo, veja algumas marcas que já têm perfil por lá e inspire-se:

Assine Nossa Newsletter


Por favor informe um endereço de email válido.

Acompanhe Nossas Publicações