Blog de Email Marketing

Conteúdo

O email marketing Mr. Hyde

Juliana Padron Por Juliana Padron em 14.11.2012

Voltando da Usability Week, estávamos eu e todos os meus calmantes no aeroporto de Heathrow aguardando não tão pacientemente o vôo de volta a São Paulo. Peguei uma revista de distribuição gratuita, comecei a folheá-la para espantar os pensamentos sobre desastres aéreos e eis que encontrei algo muito interessante.

A revista em questão era a ShortList, uma publicação voltada para um público masculino adulto, independente e muito bem resolvido financeiramente, trazendo sugestões de vinhos, filmes, cidades, roteiros turísticos, grifes, carros e tudo o mais que uma conta bancária polpuda pode proporcionar.

No miolo da revista, notei que havia uma daquelas inserções gráficas especiais que se desdobram em múltiplas faces. Foi quando abri esse encarte que me surpreendi, pois percebi que todo aquele material tinha o objetivo único de divulgar uma newsletter diária chamada Mr. Hyde.

O encarte trazia imagens dos próprios emails enviados aos usuários cadastrados, demonstrando a qualidade e a variedade de conteúdo oferecido e com mensagens de incentivo para o leitor acessar o site e se cadastrar.

Ao longo da revista, encontrei mais duas inserções com esse mesmo propósito de divulgar a newsletter Mr. Hyde. Achei muito curioso todo esse esforço de divulgação, acessei o site para conhecer o projeto e vi que era um case muito interessante de email marketing.

A ShortList criou uma espécie de personagem chamado Mr. Hyde, que é o remetente dos emails que recomendam os diversos produtos e serviços selecionados para seus leitores.

O conteúdo é o mesmo que a ShortList costuma disponibilizar em suas versões impressa e online, mas em vez de apenas criar um formulário de opt-in em seu site e enviar os emails sob sua própria identidade visual, a revista foi além e transformou sua newsletter em um serviço de alto valor agregado utilizando apenas o bom design e estratégia.

O site do Mr. Hyde é dedicado exclusivamente às ações de email marketing: contém apenas o formulário de opt-in, a política de privacidade e o arquivo dos emails enviados anteriormente. O conteúdo enviado por email – matérias, entrevistas etc – fica no site da ShortList.

Mesmo antes de se cadastrar, o usuário pode acessar o arquivo dos emails anteriores e navegar pelos templates. Isso quer dizer que até mesmo os novos leitores podem aproveitar tudo de interessante que Mr. Hyde já apresentou, sem precisar esperar receber seu primeiro email.


Assim, cria-se uma comunicação com personalidade e identidade própria que atrai não apenas as pessoas interessadas em consumir informações, mas também anunciantes.

Como o público-alvo do Mr. Hyde é o executivo bem sucedido, o site tem design responsivo, ou seja, se adapta a tamanhos de tela que vão do smartphone ao computador desktop, para que o usuário possa acessá-lo de qualquer lugar que esteja, mesmo em trânsito.

Uma pena que o email não tenha design responsivo, então é preciso usar zoom no celular para conseguir ler os textos.


Não sei se a versão impressa da ShortList é distribuída apenas em aeroportos (ou apenas em Londres), mas acredito que não seja à toa o fato da primeira ilustração de fundo do formulário de opt-in ser justamente um executivo tomando um drink no saguão de um aeroporto, para reforçar o perfil do público-alvo. Pequenos detalhes fazem toda a diferença!

Assine Nossa Newsletter


Por favor informe um endereço de email válido.

Acompanhe Nossas Publicações