Blog de Email Marketing

Conteúdo

Meu Primeiro Email Marketing

Juliana Padron Por Juliana Padron em 02.03.2011

Vai fazer uma ação de email marketing pela primeira vez? Sabe por onde começar? Independente de qual seja sua resposta, não perca nossas dicas, afinal, conhecimento nunca é demais!

Geralmente, quem está iniciando no trabalho com email marketing tem dúvidas sobre qual plataforma contratar, como construir sua lista de contatos, como realizar o envio, o que organizar primeiro etc. Confira algumas dicas sobre os procedimentos mais importantes de serem adotados logo no início dos trabalhos, assim, começando certo, é mais fácil ter e manter o controle da situação nas próximas ações.

Para começar a trabalhar com email marketing é preciso organizar, basicamente, 3 itens:

  • Lista de Contatos
  • Plataforma de Envios
  • Template do Email Marketing

Lista de Contatos

A lista de contatos pode ser:

  • própria (mais recomendado)
  • alugada com empresas especializadas em mailing
  • pertencentes a empresas parceiras, de segmentos de mercado similares ou complementares ao seu.

Para bases locadas com empresas de mailing, o envio será realizado pela própria empresa e, se ela trabalhar de acordo com o Código de Autorregulamentação para a Prática de Email Marketing (CAPEM), o envio será feito com os dados dela no remetente (nome e email). O mesmo vale para bases de parceiros. O correto é que a empresa parceira faça o envio no nome dela, apresentando sua empresa e seus produtos / serviços / informações.

Nunca, em hipótese alguma:

  • compre uma base de dados
  • capture emails aleatórios da web manualmente ou usando robôs
  • considere que os contatos das suas redes sociais podem ser incluídos no mailing

Você pode ler mais sobre Listas de Contatos em nosso post anterior,

Plataforma de Envios

Por mais que alguns programas de email permitam o envio de mensagens em HTML, eles não são adequados para suas ações de email marketing por diversos motivos. O principal deles é não oferecer meios para que você utilize o mecanismo de opt-out automático, que é o recurso que oferece ao destinatário a possibilidade de parar de receber suas mensagens a qualquer momento.

O recurso de opt-out automático é oferecido por todas as plataformas de envio de email marketing, assim como o recurso de visualização do email como página da web. Para escolher a plataforma de envios ideal para suas ações, você precisa responder algumas perguntas, sendo que as três primeiras determinarão o custo mensal de suas ações:

  • Qual o tamanho da sua lista de contatos, ou seja, quantos contatos você tem armazenados?
  • Quantos envios você pretende enviar por mês? As plataformas consideram o total de envios calculando os contatos que receberão as mensagens. Por exemplo: sua lista possui 5.000 contatos e você pretende fazer 4 envios por mês para toda essa lista. Seu total de envios mensal, portanto, é de 20.000. Você deve escolher um plano de uma plataforma que comporte a partir de 20.000 envios por mês.
  • Que tipo de informações você gostaria de saber em relação ao desempenho do envio? Se você precisa de relatórios complexos, com possibilidade de filtros e cruzamento de dados, deverá contratar uma plataforma que forneça essas informações.
  • Você / sua empresa atua nas redes sociais? Se sim, pode escolher uma plataforma de envios que ofereça o recurso de integração com redes sociais, assim você pode compartilhar o email marketing com seus seguidores.
  • A plataforma oferece meios para você criar um formulário de cadastro em seu site, integrado às listas de contato?
  • A plataforma oferece meios para você criar rotinas de envio automáticas, como de double opt-in, confirmação do opt-in, aniversário etc?
  • A plataforma está adaptada para seguir todas as recomendações do Código de Autorregulamentação para a Prática do Email Marketing (CAPEM)?

Sempre defina o que é prioridade para suas ações. Não se impressione com uma lista enorme de recursos se poucos deles importam ou serão usados por você. Escolha a opção de melhor custo-benefício.

Template de Email Marketing

Engana-se quem pensa que template de email marketing só pode ser um HTML cheio de imagens e tabelas. É possível enviar mensagens muito bem construídas utilizando apenas texto. O importante é ter um texto correto – gramática e ortograficamente falando -, relevante e que cumpra o seu papel, que é transmitir a mensagem de forma eficaz.

Agora, você já sabe que pode perfeitamente enviar um email marketing em texto, mas se o seu negócio pedir um layout elaborado, procure a ajuda de profissionais ou empresas especializadas para lhe desenvolverem um template em HTML. Ao contratar os serviços de terceiros, verifique sempre se:

  • O template será entregue no formato HTML
  • O código HTML é válido de acordo com as recomendações do W3C
  • O template é renderizado corretamente em todos os programas de email
  • A pontuação antispam do template está abaixo de 3.0 pontos

Definidos estes três itens básicos – Lista de Contatos, Plataforma de Envios e Template -, você está pronto(a) para sua primeira ação de email marketing e pode contar conosco neste processo!

Assine Nossa Newsletter


Por favor informe um endereço de email válido.

Acompanhe Nossas Publicações