Blog de Email Marketing

Conteúdo

O que é o preheader e como usá-lo no email marketing

Juliana Padron Por Juliana Padron em 25.06.2015

Você deve estar pensando: “como se já não bastassem tantos outros termos em inglês do universo do email marketing, aparece mais um”, certo? Mas esse não é nada novo e, na verdade, é algo muito simples. Aposto que você até o conhece, só não está associando “o nome à pessoa”.

O preheader é um pequeno trecho de texto inserido no começo do código HTML do template de email marketing para que alguns programas de email o exibam ao lado do Assunto em suas listas de mensagens.

preheader-sample

O exemplo a seguir é a foto de uma lista de emails no Gmail, apontando o preheader como o conteúdo de texto mais claro escrito ao lado de cada Assunto:

preheader-gmail-original

Além do Gmail, os seguintes programas de email exibem o preheader na lista de mensagens: MS Outlook, Apple Mail, Yahoo!, Mail (iPhone), Gmail App (mobile) e Inbox, do Gmail (versões mobile e webmail).

Uma vez que o único objetivo do preheader é complementar o Assunto do email marketing e oferecer um incentivo extra ao destinatário para abrir a mensagem (fornecendo mais uma descrição do que ele encontrará no email), é muito importante aproveitar esse espaço para exibir um texto relevante e não deixar que ele seja ocupado por aquela frase de preview: “Problemas para visualizar essa mensagem?”.

Geralmente, essa frase com o link de preview é o primeiro texto que aparece no email marketing porque ela é inserida automaticamente por algumas plataformas de envio no momento do disparo da ação, e ela é posicionada bem no topo da mensagem, precedendo todo o conteúdo do email.

Como inserir o texto de preheader no email marketing

Manualmente, no HTML

Se você quiser ter um texto de preheader para complementar seus Assuntos, pode inseri-lo no HTML da seguinte forma:

1. Usando a propriedade display:none do CSS em algum elemento HTML

Para aparecer como preheader, o texto precisa ser a primeira coisa escrita no HTML, antecedendo todos os demais conteúdos. Por isso, imediatamente após a abertura da tag body, você pode abrir uma tag p, span, div ou small e, dentro dela, escrever o seu texto de preheader, assim:

Nesse exemplo, a função das propriedades CSS dentro do atributo style é a de esconder esse trecho de texto no seu template (portanto, ele não aparecerá na sua mensagem em nenhum programa de email), mas como ele ainda estará presente no código e será o primeiro elemento de texto da mensagem, aparecerá como preheader na lista de emails daqueles programas que o utilizam.

OU

2. Usando o atributo alt de uma imagem de 1 x 1 px

Uma segunda alternativa é escrever o texto de preheader dentro do atributo alt de uma tag de imagem que, para não ser exibida, pode ter o tamanho de 1 x 1 pixel.

Não se preocupe com a possibilidade de que usar uma imagem de 1 x 1 px pode penalizar sua mensagem com pontinhos de spam, como se dizia há algum tempo. Se assim for, todos os emails enviados por plataformas de envio sofrem essa penalização, porque é justamente através da inserção automática de uma imagem desse tamanho no momento do disparo que a plataforma de envios consegue obter os relatórios de aberturas, cliques, erros etc.

Na plataforma de envios da Templateria

O verdadeiro problema de se configurar manualmente o preheader com alguma dessas duas opções é que, se você tem uma periodicidade alta de envios, pode ser bem chato trabalhoso lembrar de editar todos os HTMLs para inserir uma nova frase de preheader a cada envio.

Especialmente em agências, é muito comum que o profissional que faz o template de email marketing não seja o mesmo responsável por configurar e enviar a campanha na plataforma de envios e, como o Assunto geralmente só é definido depois que o template está pronto, perde-se um tempo razoável no processo de entregar o template para o profissional do envio, que avalia o conteúdo, define o Assunto, informa ao designer, que altera o template para colocar o preheader e o devolve para o profissional do envio.

Como nem todo mundo pode contar com um designer que sabe HTML para customizar o preheader direto no template, optamos por permitir a definição desse texto dentro do processo de criação da campanha na plataforma da Templateria, afinal, preencher um campo de formulário é muito mais fácil do que editar código, e ainda permite que o Assunto e o preheader sejam definidos juntos, na mesma tela, facilitando a criação de textos que se complementam.

Assim, no segundo passo de criação da campanha, próximo ao campo para preenchimento do Assunto, existe um campo específico para você digitar o texto do preheader, e aí não será necessário mexer no código HTML do template para escrever esse texto.

preheader-tp

Quando você enviar um teste de sua campanha, irá notar que o texto definido para o preheader não aparecerá dentro da mensagem, quando aberta. Ele só será exibido ao lado do Assunto na lista de mensagens dos programas de email que o utilizam, pois esse é o único propósito do preheader.

Se você ainda não adotou o preheader em suas campanhas de email marketing, experimente usá-lo. Pode ser o elemento que faltava para ajudar a impulsionar suas aberturas!

Assine Nossa Newsletter



Por favor informe um endereço de email válido.

Acompanhe Nossas Publicações