Blog de Email Marketing

Conteúdo

Publicidade no Email Marketing

Juliana Padron Por Juliana Padron em 03.03.2011

A publicidade no email marketing é a nova “menina dos olhos” de muitas empresas que já trabalham com campanhas online. Essa integração, quando bem planejada e realizada, é mesmo um bom negócio para ambas as partes: o anunciante e o proprietário da mídia.

O anunciante se beneficia do amplo alcance de sua marca em vista do tamanho da base de contatos que recebe o email marketing do proprietário da mídia, ou seja, do remetente do email marketing. Este, se vale da publicidade para monetarizar suas campanhas de email marketing, recuperando parte do investimento empregado nestas ações e até mesmo obtendo algum lucro, dependendo da quantidade de anúncios veiculados e do acordo estipulado entre as partes.

Parcerias

A receita de sucesso para a publicidade no email marketing é o estabelecimento de parcerias relevantes para os contatos da lista que receberão a mensagem. Uma newsletter com notícias do segmento imobiliário, por exemplo, pode estabelecer parcerias com imobiliárias para veicular anúncios sobre o lançamento de imóveis e propriedades à venda.

Perceba que, neste exemplo, todo o email marketing, inclusive os anúncios, trata de um único assunto: o mercado imobiliário. As pessoas que se cadastraram para receber notícias deste segmento, o fizeram porque têm interesse no assunto, logo, é interessante para o remetente do email marketing manter o foco e não veicular publicidade de empresas distantes do mercado imobiliário, como de informática, embalagem, design ou qualquer outro.

Por isso, a chave do sucesso da publicidade no email marketing é a veiculação de anúncios relevantes para o público que o receberá, de forma que complementem as notícias ou outro conteúdo trazido na mensagem.

Qualidade da Lista de Contatos

O anunciante, para contratar a publicidade em uma mídia qualquer, seja ela impressa ou online, precisa saber qual é a audiência do veículo, o perfil do público, o alcance etc. Essas informações demonstram o potencial que o veículo tem de dar retorno ao anunciante em forma de leads, compras, contratações ou branding.

Por isso, se você decidir disponibilizar espaço para publicidade em seu email marketing, certifique-se da qualidade de sua base de dados, ou seja, se o público que a compõe realmente tem interesse em suas mensagens, se há interação constante (cliques e visualizações em porcentagem razoável), se não retorna muitos erros de entrega e outras características que aumentarão o interesse do anunciante em veicular o anúncio no seu email marketing.

É importante deixar o anunciante seguro quanto à qualidade de sua base e suas ações.

Google AdSense

Algumas pessoas já nos perguntaram sobre o uso do AdSense, serviço de publicidade do Google para blogs e outros sites, em mensagens de email marketing. Geralmente, as empresas que estão começando a trabalhar com publicidade no email marketing ainda não têm um bom networking com o seu mercado ou desejam valer-se de soluções rápidas e não burocráticas para já começar a auferir algum lucro com seus envios.

Não é possível usar o Google AdSense em ações de email marketing por dois motivos: primeiro, o próprio Google deixa claro na FAQ do serviço que isso não é permitido. Segundo, mesmo que alguém quisesse violar essa determinação do Google, o AdSense não iria funcionar dentro do email, já que o código pra incluir o(s) anúncio(s) é um Javascript, que não funciona nos programas de email.

Entretanto, há boatos que, já em 2004, o Google estudava a possibilidade de criar um produto de publicidade como o AdSense – ou mesmo uma extensão dele – para ser usado em newsletters. Algumas empresas foram selecionadas para testar o serviço e chegaram a veicular anúncios em imagem e texto dentro de suas mensagens de email. Brian Axe, o Gerente de Produtos do Google AdSense na época, chegou a confirmar a informação:

“É um objetivo, mas não determinamos data para isso.” (Brian Axe, Google AdSense Product Manager)

A notícia, de 2005, é do site EWeek.com e, em 2006, um post no fórum Digital Point demonstrou o uso da publicidade com AdSense em email marketing utilizado por um “premium publisher”.

Enquanto o produto ou extensão do AdSense não se torna oficial, só resta aguardar.

Preparando o Template

Preparar o template de email marketing para receber o anúncio não é nada complicado, na verdade, não exige nenhum procedimento especial, basta determinar, em seu template, um espaço para receber o(s) anúncio(s) em texto e/ou imagem e informar ao anunciante sobre como ele deve construir o anúncio para ser inserido no email marketing.

No caso de anúncio em texto, determine a formatação da fonte no template (cor, tamanho e família tipográfica) e comunique o anunciante sobre as regras para ele compor o anúncio: quantos caracteres, qual termo do texto receberá link, para onde link será apontado etc.

Para anúncios em imagem, o procedimento é o mesmo: determine um espaço no template para receber a imagem e informe ao anunciante como ele deve lhe entregar o anúncio: GIF, JPEG ou PNG, 72DPI, altura e largura, tamanho em Kb, o link para onde a imagem apontará etc.

Banner Blindness

Há apenas uma ressalva quanto aos anúncios em imagem. Ao longo dos anos, nos acostumamos tanto a observar banners publicitários em páginas da web que aprendemos, inconscientemente, a ignorá-los, pois a grande maioria nunca nos interessou.

Esse efeito tem um nome, e se chama Banner Blindness (cegueira de banners). O link aponta para um artigo de Jakob Nielsen, mestre da usabilidade, que explica melhor o “fenômeno” e dá dicas sobre como lidar com ele.

Exemplos do efeito Banner Blindness

Em geral, para evitar o “Banner Blindess”, é importante posicionar os anúncios o mais próximo e integrado ao conteúdo quanto for possível, para que o leitor não identique uma área determinada apenas à publicidade e a ignore por completo por achar que ali “só tem propaganda” e nada do seu interesse.

Novamente, procure veicular apenas anúncios que interessem ao público de sua lista de contatos e, ocasionalmente, troque a posição do anúncio no template. Além de não “viciar” o olhar o leitor, que saberá que o anúncio está sempre no mesmo lugar, você também pode testar onde o anúncio tem melhor desempenho de cliques.

  • pretendemos criar uma campanha através do e-mail Markting para nossa prestação de srviços.
    Esaremos a disposição para maiores esclarecimentos.

Assine Nossa Newsletter


Por favor informe um endereço de email válido.

Acompanhe Nossas Publicações