Blog de Email Marketing

Conteúdo

Seja criativo e trace estratégias para fidelizar seu público-alvo

Pedro Padron Por Pedro Padron em 18.09.2015

Criatividade para adaptar o negócio à conjuntura econômica é essencial na hora de estabelecer vínculos com a clientela

Diante da concorrência acirrada, a fidelização do cliente funciona como arma poderosa para sobrevivência do negócio. Pensando nisso, Ana Maria Andreassa, dona da Encanto Calçados, tomou uma decisão que se mostrou certeira para driblar as turbulências do mercado no Natal passado e, de quebra, tem feito o pú- blico retornar à loja neste ano.

A estratégia foi oferecer um aperitivo para compras futuras. Tudo começou quando ela recebeu orientação do Escritório Regional do Sebrae-SP Capital Norte para desenvolver ações promocionais e aproveitar as datas comemorativas. Ela traçou os seus planos e deu o pontapé inicial em dezembro, com a implementação de uma campanha para as vendas de fim de ano.

Ana Maria criou um cheque-bônus para estimular a volta da freguesia. Nas compras acima de R$ 200, o consumidor recebia um cupom de desconto entre 5% e 7%, que poderia ser usado por qualquer pessoa na próxima aquisição. “As vendas avançaram 5% em relação ao mesmo período de 2013”, comemora a comerciante.

Um resultado bem acima dos indicadores de crescimento do varejo no período, que, segundo o Serasa, registrou queda de 1,7%. A conquista de muitos clientes fiéis também foi o resultado colhido por Edilene de Oliveira, da Empório Manjericão. Ela acatou os conselhos do consultor do Escritório Regional do Sebrae-SP Capital Oeste, Alfredo Firmino, e criou uma Black Friday aos moldes do próprio negócio. Ou seja, adaptou o famoso dia de remarcações que já está virando uma tradição no comercio varejista brasileiro, como acontece nos Estados Unidos.

“Peguei carona na divulgação da mídia, mas ampliei a proposta de desconto para a loja física durante todo o fim de semana”, conta.

A empresária acreditava que a ação fosse eficiente apenas para bens de consumo vendidos pela internet, mas se surpreendeu quando a clientela encheu o estabelecimento no Parque São Domingos. Todos os itens vendidos a preço de custo se esgotaram praticamente no mesmo dia.

O sucesso garantiu o equilíbrio do caixa em dezembro, que costuma ser um mês de vendas mais magras para uma loja de produtos naturais. Também fidelizou consumidores, que já voltaram para adquirir outros produtos fora da promoção.

Para saber mais:

Veja algumas dicas de como aproveitar as datas comemorativas:

  • Escolha as datas que deseja trabalhar;
  • Selecione os produtos/serviços que pretende vender;
  • Faça uma estimativa de vendas;
  • Defina os benefícios que irá oferecer;
  • Planeje a divulgação;
  • Prepare a equipe de vendas.

Fonte: Jornal de Negócios do SEBRAE, abril de 2015

Assine Nossa Newsletter


Por favor informe um endereço de email válido.

Acompanhe Nossas Publicações