Blog de Email Marketing

Conteúdo

Twitter Card para Opt-in em Email Marketing

Juliana Padron Por Juliana Padron em 21.08.2013

Muitas pessoas não sabem, mas o Twitter disponibiliza diferentes meios para que as pessoas enriqueçam seus posts com conteúdos que vão além dos 140 caracteres. São os chamados Twitter Cards.

Existem, hoje, 7 Twitter Cards disponíveis para uso em tweets com link para outros conteúdos: galeria de imagens, player de vídeo, imagem única, aplicativo, produto, sumário e sumário com imagem grande.

Cada Twitter Card se destina a exibir melhor determinado conteúdo relacionado ao post e todos eles trazem um botão de call to action que direciona o leitor para um endereço web. Quando o leitor se interessa por um determinado tweet que faz uso do Twitter Card, ele pode “expandir” o conteúdo do tweet e visualizar o Twitter Card, que trará mais informações sobre o post exibidas de formas bastante atrativas.

Recentemente, foi lançado um novo tipo de Twitter Card chamado Lead Generation Card. Esta nova estrutura se diferencia das demais por permitir que o leitor, em vez de visitar um site da web pelo call to action, envie seus dados ao proprietário da conta do Twitter: nome completo, conta e endereço de email. É, basicamente, um opt-in via Twitter.

Exemplo de Lead Generation Card do Twitter, ótimo para email marketing

Uma das vantagens do Lead Generation Card está no fato do proprietário da conta do Twitter não precisar aguardar que os leitores cheguem até seu site e se interessem em fazer opt-in para receber seus emails. Por meio de tweets periódicos, é possível incentivar os leitores a fazerem opt-in ali mesmo, no Twitter.

O mais importante é que, para fazer o opt-in, o leitor precisa apenas clicar no botão do Twitter Card que confirma o envio de seus dados, sem a necessidade de preenchê-los nos campos do formulário, que já aparecem preenchidos.

Além do opt-in para receber email marketing, o Lead Generation Card ainda pode ser usado na promoção de eventos, captando a inscrição dos usuários direto pelo Twitter, e também na pré-venda de produtos, permitindo aos usuários demonstrarem interesse para receber mais informações sobre determinados lançamentos.

Apesar do Lead Generation Card ser, até aqui, um grande amigo do Email Marketing, seu uso ainda é muito restrito:

  • até o momento, ele está disponível apenas para grandes contas anunciantes do Twitter;
  • é preciso usar algum CRM da lista sugerida pelo Twitter;
  • os TwitterAds não estão disponíveis para todos os perfis de empresa do Brasil – é preciso dispor de um investimento mínimo de US$ 5.000 nos TwitterAds para conseguir um contato comercial do Twitter.

Nas palavras de Mitali Pattnaik, Product Manager for Revenue do Twitter:

“Today, the Lead Generation Card will only be available to our managed clients; we have plans to launch this Card globally and to small and medium-sized businesses soon.”

Só nos resta aguardar a novidade chegar por aqui!

Assine Nossa Newsletter


Por favor informe um endereço de email válido.

Acompanhe Nossas Publicações