Blog de Email Marketing

Mercado

35 plataformas de email marketing

Juliana Padron Por Juliana Padron em 20.09.2011

Agora a Templateria possui sua própria plataforma de envio de email marketing! Finalmente um editor de templates fácil de usar e com suporte por especialistas em Email Marketing.

faça um teste grátis »

Diante de tantas opções de plataformas de envio no mercado, fica difícil decidir qual contratar, qual é a melhor opção para seus objetivos. Muitas pessoas acabam tomando essa decisão com base no menor custo, na maior quantidade de recursos ou mesmo na facilidade de contratação e pagamento.

Na verdade, as plataformas de envio devem ser contratadas de acordo com o tamanho da lista de contatos que você possui, a quantidade de envios que pretende realizar (e com qual frequência), os tipos de relatórios que considera mais importantes e, claro, a verba disponível.

Existem plataformas que são claramente direcionadas a empresas que possuem listas de contatos muito grandes (estamos falando em dezenas de milhões de contatos) e plataformas que são direcionadas a empresas que possuem poucos contatos (alguns milhares ou mesmo centenas). Algumas, ainda, só permitem a contratação de seus planos por pessoas jurídicas, mas a grande maioria está disponível também para pessoas físicas.

Nós selecionamos as principais plataformas de envio do mercado nacional e internacional para que você possa analisar aquela que melhor atende suas necessidades em termos de custos e recursos oferecidos.

Sobre cada uma, pudemos tecer comentários à respeito de sua apresentação na web, seus aspectos interessantes e também desvantagens, de acordo com nossa experiência como usuários.

Atenção! Os números que antecedem os nomes de cada uma não têm a intenção de compor um “ranking”, a organização da lista das plataformas foi aleatória.

Plataformas de email marketing operando no Brasil

  1. Akna
  2. Allin Mail
  3. Locaweb
  4. Mail2Eazy
  5. MaileeMe
  6. Mailsender
  7. Mandic
  8. Nitronews
  9. TeContato
  10. ExactTarget (SalesForce Marketing Cloud)
  11. UOL Host Email Marketing
  12. Virtual Target (Serasa Experian Marketing Services)

Considerações sobre as plataformas nacionais

Investimento

No Brasil, há uma boa variedade de sistemas de envio de email marketing, com preços para todos os bolsos e até opções gratuitas. Seria interessante se mais plataformas adotassem a modalidade de pagamento avulso (créditos) em vez de apenas mensalidades. Isso, porque existem profissionais que não têm uma frequência definida para enviar suas ações e precisam pagar mensalmente por seus sistemas de envios, mesmo que no período de um mês eles não tenham realizado um único envio. Esse fator acaba colaborando com o aumento da prática de spam, pois os profissionais que querem enviar ações por email mas não concordam com o pagamento de mensalidades vão optar por enviar todas as mensagens através de programas de email inadequados como o Outlook.

A plataforma de email marketing da Templateria tem a opção de contratação de créditos avulsos, como um celular pré-pago, em que você contrata um pacote de créditos que não expiram e usa até acabar, sem renovação automática ou cobranças secundárias.

Consulte as tabelas de preços da plataforma de email marketing da Templateria

Usabilidade

Visto que muitos profissionais são iniciantes em ações de email marketing, os sistemas poderiam ser mais intuitivos, ter melhor usabilidade e textos (curtos) de ajuda em cada passo do processo de um envio.

Relatórios

Os profissionais de email marketing não buscam quantidade de gráficos, mas qualidade de informação. Então, cuidado com anúncios que dizem “mais de X relatórios”. É preciso saber quais relatórios existem para identificar se são mesmo úteis. Por exemplo, poucas plataformas têm o relatório sobre os programas de email que os destinatários utilizaram para abrir as mensagens, fundamental para identificar as tendências de visualização e interação em mobile.

Confira os relatórios oferecidos pela plataforma de email marketing da Templateria.

Editor de Mensagens

Muitas plataformas usam como editor de HTML o FCKEditor, que troca as cores hexadecimais declaradas no HTML pelo seu equivalente em RGB, altera a indentação do código e apresenta outras “bizarrices” que modificam o código HTML formatado originalmente.

A plataforma de email marketing da Templateria possui um editor drag’n drop específico para templates de email marketing em que você altera os conteúdos sem precisar mexer no HTML. Confira os recursos completos.

Plataformas de email marketing internacionais

  1. Campaign Monitor
  2. PHPList
  3. Toddle
  4. Champion Sound
  5. MailChimp
  6. CakeMail
  7. Constant Contact
  8. Emma
  9. Hubspot
  10. iContact
  11. Bronto
  12. EmailBrain
  13. Vertical Response
  14. LyrisHQ
  15. Arial Software
  16. Email Manager
  17. AWeber
  18. Listrak
  19. E-goi
  20. CheetahMail
  21. SendBlaster
  22. StormPost
  23. eCircle

Assine Nossa Newsletter



Por favor informe um endereço de email válido.

Acompanhe Nossas Publicações