Blog de Email Marketing

Mercado

7 datas comemorativas importantes para o email marketing de qualquer segmento

Juliana Padron Por Juliana Padron em 02.12.2015

Datas comemorativas podem ser bem confusas no Brasil. Tirando os feriados nacionais, estaduais e municipais que são bem definidos, temos uma infinidade de outras datas especiais que são comemoradas porque existem Leis específicas que as instituíram, porque são de comemoração mundial e nós as adotamos ou porque são convencionadas popularmente.

Para ajudar um pouco, o Ministério da Cultura mantém, em seu site, uma lista das datas nacionais oficiais em vigor, que muitas vezes acabam sendo celebradas poucos dias antes ou depois por conveniência do comércio.

Mas a confusão aumenta quando temos datas de comemoração nacional (oficial ou não) e mundial para um mesmo evento. Por exemplo, para o Dia Mundial do Beijo, existem as datas de 13 de Abril, mais utilizada, e também 6 de Julho. Para o Dia do Síndico (comemoração nacional), 30 de novembro é data celebrada em grande parte do país, mas no Rio de Janeiro vale o dia 23 de abril.

Outras datas viraram comemorativas por certos acontecimentos populares, não sendo definidas por Leis específicas, como é o caso do Dia da Toalha ou Dia do Orgulho Nerd, celebrado em 25 de maio em homenagem a Douglas Adams.

Recentemente, o Brasil ainda passou a “importar” algumas datas comemorativas, como a Black Friday, a Cyber Monday e o Halloween.

As datas comemorativas são muito importantes para as ações de email marketing, fazendo parte da agenda de envios de muitas empresas, considerando as datas mais relevantes para seus segmentos profissionais. Quem atende clientes de profissões específicas, não pode deixar de enviar um email marketing comemorativo. Temos datas específicas para celebrar o dia do Engenheiro, do Arquiteto, do Designer, do Advogado, do Gráfico e muitas outras.

Por isso, ao planejar sua agenda anual de envios, não deixe de incluir as ações de email marketing comemorativo, celebrando as datas especiais para o seu trabalho, colaboradores e clientes.

Mas por mais que existam as ocasiões específicas, algumas datas são de celebração unânime, independentemente da área de atuação da empresa:

1° de Janeiro, Dia Mundial da Paz

Mais conhecido como “feriado de ano novo”, o dia 01 de janeiro é oficialmente chamado de Dia Mundial da Paz ou de Dia da Confraternização Universo. Um recomeço para todo mundo, a data representa tudo o que é novo e renovação.

Por se tratar de um feriado e ser próximo ao Natal, período em que muitas empresas estão em férias coletivas, a maioria dos profissionais prefere enviar o email marketing de “feliz ano novo” nos dias úteis que o antecedem. Porém, dependendo do seu público, enviar email marketing no feriado pode não ter problemas de baixas visualizações.

8 de Março, Dia Internacional da Mulher

Desde que enviado com a segmentação apropriada, o email marketing em comemoração a essa data pode ser um simples cartão de homenagem ou uma comunicação para impulsionar vendas de certos produtos e serviços mais direcionados.

15 de Março, Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

Data importante para o comércio — que tem uma comemoração similar em 15.09, mais para as empresas B2B —, às vezes tem sua comemoração antecipada, adiada ou estendida, dependendo do dia da semana.

1° de Maio, Dia do Trabalho

Data muito relevante para ações de endomarketing, em homenagem aos colaboradores da empresa. Quando falamos em email marketing, em sua maioria são ações direcionadas aos clientes, mas ele pode ser usado como parte de ações internas de incentivo e motivação.

15 de Setembro, Dia do Cliente

Além do Dia do Consumidor, também temos o Dia do Cliente, que muitas empresas, especialmente as B2B, sentem-se mais à vontade para usar devido à terminologia “Cliente” se adequar melhor ao seu universo do que “Consumidor”.

Última sexta-feira de novembro, Black Friday

Muito associada ao comércio varejista, a cada ano a Black Friday faz surgir iniciativas inusitadas, com a participação de construtoras e empresas B2B. Em 2015, entraram na Black Friday de livros a apartamentos e de cursos online a veículos. Então, a partir de 2016, espera-se a adesão de ainda mais empresas.

A Black Friday trouxe consigo a Cyber Monday, a segunda-feira imediatamente após a sexta de descontos. Porém, como o propósito original da Cyber Monday é focar em grandes descontos de eletroeletrônicos, não é uma data que cabe a todos aproveitarem. Este ano, os brasileiros foram criativos e colocaram até roupas e livros na Cyber Monday.

25 de Dezembro, Natal

Por ser uma celebração religiosa, o Natal não é uma data celebrada por todos, mas por ser de grande comoção nacional e estar a uma semana do ano novo, é muito difícil ignorá-lo.

No email marketing, a data é muito aproveitada por e-commerces, mas o Natal também gera um grande volume de envios de “feliz natal e próspero ano novo”, e está cada vez mais difícil inovar nesta comunicação. É nessa época do ano que ficamos felizes pelo fato de nem todos os programas de e-mail suportarem vídeos e animações: de luzinhas piscando, já bastam as fachadas das casas e prédios.

Para o e-commerce e demais comércios varejistas, o Natal traz o Boxing Day — outra data importada —, em 26 de dezembro (ou a próxima segunda-feira, quando 26.12 cai num fim de semana), que é um dia de grande liquidação pós-festa. Originalmente, também era uma data em que os patrões presenteavam seus funcionários.

Aproveite estas datas no email marketing — e também aquelas datas mais específicas à sua área de atuação — para manter o relacionamento com seus contatos. Tente inovar na comunicação e oferecer algum valor às pessoas, mesmo naqueles emails que sejam “cartões virtuais”.

Assine Nossa Newsletter


Por favor informe um endereço de email válido.

Acompanhe Nossas Publicações