Blog de Email Marketing

Mercado

Cabeçalho mais completo de emails no Gmail

Juliana Padron Por Juliana Padron em 12.09.2011

Se você tem uma conta de email no Gmail e costuma receber email marketing, já reparou como o cabeçalho das mensagens anda mais completo, exibindo mais informações do remetente?

Cabeçalho de mensagem de email marketing visualizada no Gmail

No primeiro campo, dá pra ver o Nome do Remetente, bem como seu endereço de email e o endereço do sistema pelo qual a mensagem foi enviada, que é apresentado como “por servidor.exemplo.com.br” ou “via servidor.exemplo.com.br”.

Esses termos “por” ou “via” têm link que apontam para a página de Ajuda do Gmail, que explica as razões da implementação deste recurso.

Quem não quiser que essas informações do servidor de envio apareçam, precisa publicar um registro SPF que inclua os IPs do sistema de envios ou assinar suas mensagens com uma assinatura DKIM que esteja associada ao seu domínio.

Outra informação importante e que ajuda muito os remetentes de email marketing é o campo Cancelar inscrição, que aparece por último no cabeçalho da mensagem e que nada mais é do que o link para opt-out das mensagens do remetente.

O Gmail reconhece os recursos de opt-out implementados com o padrão list-unsubscribe e os exibe no cabeçalho da mensagem, facilitando o trabalho de cancelamento do recebimento para os destinatários e também poupando os remetentes contra reportes de spam que poderiam ser evitados.

Muitos destinatários confiam mais no botão “reportar como spam” de seus programas de email do que nos links de opt-out das mensagens, acreditando que é o meio mais rápido, seguro e eficaz para parar de receber mensagens daquele remetente.

Quando se trata de um spam, é mesmo importante usar o botão “reportar como spam” para denunciar essa prática abusiva. Porém, existem remetentes legítimos, que enviam mensagens apenas para quem realmente solicitou recebê-las, que acabam punidos pelos servidores de email por conta dos reportes de spam de destinatários que o fizeram apenas para parar de receber as mensagens, quando o correto mesmo seria clicar no link de opt-out que a mensagem traz (ou deveria trazer).

Os reportes de spam prejudicam os remetentes das mensagens porque “suja” seus domínios perante os servidores de email, que consultam sua reputação antes de entregar uma mensagem na caixa de entrada ou de spam. Se um remetente não tiver uma boa conduta na web, ou seja, tiver um histórico de muitos reportes de spam, pode não conseguir mais entregar um email na caixa de entrada.

Assim, na tentativa de agradar ambos os lados da história – remetentes e destinatários -, o Gmail decidiu implementar o opt-out no cabeçalho das mensagens, de forma a transmitir confiança aos destinatários quanto à sua eficácia e proteger a reputação dos remetentes legítimos.

Esse recurso de opt-out na interface do Gmail só é exibido quando o uso do opt-out no padrão list-unsubscribe é reconhecido. Essa prática está descrita na Ajuda do Gmail, na seção Diretrizes para remetentes em massa.

O Hotmail também reconhece o padrão list-unsubscribe e exibe o recurso de opt-out no cabeçalho das mensagens.

Assine Nossa Newsletter


Por favor informe um endereço de email válido.

Acompanhe Nossas Publicações