Blog de Email Marketing

Mercado

O que esperamos do email marketing brasileiro em 2014

Juliana Padron Por Juliana Padron em 07.01.2014

Maior volume de mensagens enviadas

2014 está recheado de eventos importantes, tanto nacionais quanto internacionais. Copa do mundo e Eleições figuram entre os mais comentados, mas também temos os eventos que acontecem todo ano e são muito relevantes para diversos segmentos de negócios, como eventos esportivos, literários, mega shows, entre outros.

Esses eventos desencadearão milhões de envios de email marketing de convites, incentivos, promoções e artigos que tornarão as caixas de entrada (e de spam) das pessoas mais movimentadas do que nunca.

Mais acessos via mobile

O acesso via celular cresceu, nada mais, nada menos, do que impressionantes 78,5% em 20 meses. Hoje, 43 milhões de brasileiros (com mais de 12 anos) navegam pela internet por meio de dispositivos móveis. Somando o acesso via tablets e celulares, o número de brasileiros que se conectam à internet cresceu 22,5% em 8 meses. Fonte: Pesquisa F/Radar 13a Edição (2013)

Impulsionada pelo constante lançamento de novos aparelhos no mercado e o upgrade que as pessoas fazem em celulares com tecnologias mais antigas para smartphones, essa estatística deve ser alterada expressivamente nos próximos meses.

As mensagens de email marketing precisam acompanhar essa tendência tornando-se adaptáveis ao ambiente móvel. As técnicas de responsive design para templates de email marketing aliadas ao bom planejamento estratégico são responsáveis pela adaptação do email a tablets e smartphones.

Foco em conteúdo educativo e informativo

Ações de email marketing que trazem conteúdos “educativos” em vez de apenas promocionais tendem a ter melhores resultados. Não adianta bombardear os destinatários com mensagens diárias de ofertas com a intenção de impactar pelo menos alguém. É preciso pensar o email marketing como fortalecedor do relacionamento e credibilidade digital.

O varejo pode enriquecer suas ações de email marketing ao agregar dicas e artigos a seus conteúdos, prestando um serviço de utilidade a seus contatos. Os pioneiros nessa prática foram os fashion e-commerces, que além de venderem roupas e acessórios da moda, também informam seu público sobre as tendências e dicas de looks. Há marcas que, além de enviarem seus emails de ofertas regulares, também incluíram os envios informativos em suas agendas de email marketing.

Maior responsabilidade para o profissional de marketing

Os profissionais de marketing têm cada vez mais poder em mãos para lidar com as necessidades do público de suas marcas. As métricas são mais fáceis de serem extraídas e as pessoas fornecem mais informações às empresas justamente para receberem conteúdos personalizados. E, como já dizia o sábio tio Ben, de Peter Parker, “com grande poder, vêm grandes responsabilidades”.

O profissional de marketing que trabalha com email marketing vem colecionando grandes responsabilidades no que se diz respeito à manipulação dos dados sensíveis de seus contatos, utilizando-os para segmentação e personalização do email marketing.

Quem quer ter resultados em suas ações de email marketing precisa respeitar os destinatários.

Templates de email marketing mais criativos

Sempre reforçamos a importância do template não ser composto apenas por imagens, mas sabemos o quanto elas são importantes para embelezar e informar. E agora que o Gmail não bloqueia mais as imagens do email marketing, os designers têm um incentivo extra para caprichar no layout de seus templates.

O flat design dave se manter na web, já que muitas empresas estão trabalhando no redesign de seus sites para acompanhar essa tendência.

Gostaríamos muito de ver templates de email marketing mais interativos, aproveitando, por exemplo, a nova funcionalidade do Gmail com metadados.

Com as plataformas de envio disponibilizando testes AB em seus sistemas, os designers podem explorar novos horizontes em seus templates de email marketing e comprovar a aceitação do público. Permita-se inovar planejando templates de navegação horizontal, animados e com vídeos, por exemplo.

Investimentos na otimização de emails transacionais e de lifecycle

O maior desafio do email transacional é superar o caráter de reles mensagem automática que lhe é dispensado por vários departamentos de uma empresa que cuidam dele. A grande maioria dessas mensagens são geradas pelos departamentos de TI, atendimento ao cliente, vendas ou quaisquer outros que não o departamento de marketing e, por isso, não se consegue o aproveitamento máximo dos emails transacionais.

É tempo de rever este conceito e enxergar os emails transacionais como importantes comunicações com as pessoas, aproveitando suas altas taxas de visualizações e cliques.

Já os emails de lifecycle, ainda não muito explorados no Brasil, devem ser utilizados para estreitar o relacionamento com os contatos e ajudar a perceber seus interesses, favorecendo futuras ações segmentadas e personalizadas. Exemplos de mensagens de lifecycle que devem ser muito exploradas são as de abandono de carrinho, aniversário e avisos importantes, como renovação de assinaturas, alertas sobre sua conta em um site ou aplicação etc.

Qualidade nos emails dos candidatos às Eleições 2014

Neste ano, teremos Eleições para Presidente, Governadores, Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais.

Nas Eleições passadas, acompanhamos a qualidade do email marketing dos canditados à prefeitura da cidade de São Paulo avaliando diversos quesitos e, infelizmente, não chegamos a um resultado positivo, identificando muitas falhas pelo caminho.

Esperamos, em 2014, observar um trabalho mais cuidadoso dos partidos e candidatos com suas comunicações por email, um processo que vai desde o cuidado com o formulário de cadastro no site, passando pela minuciosa revisão de textos e testes, até o respeito pela decisão de opt-out de cada indivíduo. Novamente, estaremos de olho!

Feliz 2014 e muito sucesso a tod@s!

Assine Nossa Newsletter


Por favor informe um endereço de email válido.

Acompanhe Nossas Publicações