Blog de Email Marketing

Mercado

Por que investir em Email Marketing em 2014

Juliana Padron Por Juliana Padron em 14.10.2013

Agora que nos aproximamos do fim de 2013, muitas empresas já planejam novos projetos e investimentos para o próximo ano.

Para os profissionais de marketing que pretendem investir ou aumentar os investimentos em Email Marketing em 2014, destacamos os principais motivos que fazem dessa comunicação uma grande aliada do relacionamento empresa-cliente.

Ótima relação custo-benefício

Ao compararmos a ação de Email Marketing com outras ações de relacionamento ou de publicidade, como pesquisas, telemarketing, anúncios em jornais revistas, inserções na TV e no rádio e outras, perceberemos uma melhor relação custo-benefício proporcionada pelo Email Marketing – planejado adequadamente – porque o público desta ação é mais qualificado.

Partindo do princípio de que os remetentes enviem Email Marketing para seus contatos opt-in, temos aí uma audiência finamente selecionada, composta apenas por indivíduos que já conhecem o remetente e, portanto, fazem parte do público-alvo que se deseja atingir.

Uma ação com anúncio em TV, por exemplo, tem um custo muito elevado porque atinge uma audiência maior, que não necessariamente faz parte do público-alvo – mesmo que se procure especificar a faixa de horário de exibição.

O mesmo vale para outras mídias: o veículo impresso tem alto custo de produção, impressão e distribuição; o telemarketing já não é mais tão bem recebido; pesquisas de abordagem física (porta-a-porta, por exemplo), não são 100% precisas. Em todos esses casos, temos investimento de recursos (tempo, verba, equipe) que não serão tão bem aproveitados quanto no Email Marketing.

Ecologicamente correto

Ao comparar a comunicação via Email Marketing com a comunicação impressa, como mala direta (considerando o mesmo número de destinatários), vemos no Email Marketing uma opção “verde”, que consome menos carbono para atingir seu objetivo.

O Email Marketing não exige o uso de papel, tintas — que muitas vezes levam pigmentos tóxicos em suas composições —, veículos de transporte nas ruas e, após seu uso, não gera descarte de lixo físico.

Por tudo isso, muitas instituições financeiras e prestadores de serviços recorrentes vêm incentivando seus clientes a aderirem às faturas virtuais, que ainda oferecem o benefício de serem entregues rapidamente aos destinatários, que não precisam se preocupar com o atraso de seus pagamentos quando há greves dos Correios, por exemplo.

A Litmus, empresa já conhecida no universo do Email Marketing por seus testes de preview e antispam, está testando um novo tipo de relatório para fornecer a seus clientes, que diz respeito ao impacto ambiental de uma ação de Email Marketing.

Considerando o número total de destinatários da ação, o tamanho total da mensagem (HTML e imagens) e o engajamento dos destinatários (visualizações, cliques, impressões etc), o projeto Carbon Zero Campaigns calcula as emissões de carbono geradas e recomenda o número de árvores a serem plantadas para neutralizar o consumo de CO2.

Mensurável

Ao término de uma ação, é possível obter informações sobre a interação dos destinatários com a mensagem, como visualizações, cliques, reportes de spam, opt-out, links clicados, compartilhamentos e outras que ajudam a compor o perfil dos contatos, apontando seu comportamento e interesses.

Outra métrica muito importante atualmente é a do programa de email utilizado pelo destinatário para visualizar a mensagem. Com esta informação, é possível identificar as pessoas que acessam seus emails por dispositivos mobile e, com isso, planejar futuras ações de Email Marketing específicas para esse perfil.

Resultados em tempo real

Todas as informações apontadas anteriormente podem ser obtidas em tempo real, dependendo do método utilizado para mensurá-las.

O Google Analytics, plataformas de envio e serviços de métricas para email como o da Litmus, geralmente atualizam os relatórios em tempo real. Dessa forma, é possível identificar quem está visualizando e interagindo com a mensagem naquele exato momento.

Há plataformas de envio que ainda permitem configurar o envio automático de um próximo email aos destinatários de acordo com a sua interação com a mensagem (visualização e cliques).

Comunicação one-to-one

O Email Marketing pode ser personalizado e segmentado de acordo com os dados dos destinatários existentes no mailing, criando uma comunicação voltada para os interesses e perfil das pessoas impactadas.

Entregar conteúdo relevante ao público é fundamental para o sucesso de qualquer ação corporativa, e com o Email Marketing é muito mais fácil atingir esse objetivo porque os resultados mensurados em uma ação são úteis para direcionar o conteúdo das próximas.

De acordo com os interesses manifestados pelas pessoas nos emails enviados (cliques e visualizações), é possível enriquecer o perfil de cada um no mailing sem incomodá-las solicitando que preencham formulários apontando seus interessses.

Interatividade

A interatividade do Email Marketing não está apenas nas URLs, textos e imagens do template. Com grandes mudanças ocorrendo constantemente nas caixas de entrada dos usuários, principalmente por parte dos webmails, o Email Marketing traz muitas outras opções de interação. Ele pode ser arquivado, buscado, removido, classificado, impresso, marcado como importante…

Além disso, o surgimento de serviços e aplicativos integrados ao email está mudando a forma como as pessoas interagem com as mensagens, de acordo com seu conteúdo. O Passbook do iPhone (também disponível para Android), por exemplo, organiza cupons, bilhetes aéreos, ingressos e outros conteúdos que são entregues por email mas que precisam permanecer de fácil acesso no momento de seu uso.

O Gmail, recentemente, implementou o suporte a metadados em templates de Email Marketing, o que torna possível aos destinatários interagirem com as mensagens sem nem mesmo visualizá-las, apenas respondendo à ação proposta direto ao lado do Assunto, na lista de mensagens da caixa de entrada.

Viralização

Recebido o Email Marketing pelo destinatário, é muito fácil que ele seja viralizado, isto é, se espalhe rapidamente a outras pessoas. O Email Marketing pode ser encaminhado a outras pessoas direto da caixa de entrada do destinatário, pode trazer o recurso de “Envie a um amigo” e pode ser compartilhado em redes sociais.

Todas essas ações levam seu conteúdo a novas pessoas, que podem tanto se tornarem assinantes de seu Email Marketing quanto, ainda melhor, se tornarem clientes ou evangelistas de sua marca, levando-a para outras pessoas.

Integração com outras mídias

É muito comum aparecerem na web artigos falando sobre a morte do email para a supremacia de outras formas de comunicação, especialmente as redes sociais. É importante deixar claro que uma não substitui a outra. Usuários de redes sociais precisam manter suas caixas de entrada porque as próprias redes lhes enviam notificações importantes por email.

Em vez de criar intrigas entre o Email Marketing e as redes sociais, mais interessante é fazer com que ambas formas de comunicação caminhem juntas, integradas. Por que não permitir, no Email Marketing, que o destinatário compartilhe os conteúdos em suas redes sociais? Por que não divulgar, nas redes sociais, as mensagens de Email Marketing que acabaram de ser enviadas, para despertar o interesse de novos cadastros opt-in?

O Facebook, com seu sistema de páginas, permite a criação de diferentes abas para anunciar promoções, produtos e serviços em espaços fixos e privilegiados. Esses espaços podem ser aproveitados para disponibilizar um formulário de cadastro opt-in e obter novos assinantes para o Email Marketing.

Além das redes sociais, é possível integrar o Email Marketing a ações de SMS ou voz utilizando plataformas multicanais. Uma das possibilidades dessa integração é enviar um SMS ou correio de voz ao celular do destinatário caso ele clique em determinado link da mensagem de Email Marketing.

Diversos segmentos do mercado podem se valer da comunicação multicanal para enriquecer ações de confirmação ou agradecimento de presença, cupons de desconto, lembretes de inscrição em eventos e muitas outras.

Rápido de desenvolver

Se surgir uma oportunidade de última hora no dia para se comunicar com seus contatos, em apenas algumas horas é possível criar o template, preparar a lista de contatos, definir o Assunto e enviar.

Mesmo que você ainda não tenha nem a plataforma de envios contratada, é possível terceirizar todo o trabalho com empresas especializadas ou até mesmo contratar uma plataforma online e ter acesso imediato à sua conta para fazer o disparo.

Mãos à obra

Veja que existem motivos de sobra para investir no Email Marketing e usá-lo como importante canal de relacionamento com seus clientes e prospects. Considere todas essas vantagens e comece já o seu planejamento de email marketing para 2014!

Assine Nossa Newsletter


Por favor informe um endereço de email válido.

Acompanhe Nossas Publicações