Blog de Email Marketing

Mobile

Prepare o seu Email Marketing de cupom para o Passbook do iPhone

Juliana Padron Por Juliana Padron em 17.04.2013

Na atualização dos sistemas iOS para a versão 6, vem um novo aplicativo chamado Passbook, cuja função é armazenar cupons de compras, como os dos sites de compras coletivas, cartões de embarque, ingressos de cinema, cartões de fidelidade e outros.

Basicamente, o Passbook funciona como uma espécie de carteira digital, guardando os cupons de compras realizadas e substituindo papel. Fora do Brasil, diversas empresas já suportam o Passbook, como Starbucks, Ticketmaster e American Airlines.

Para um exemplo prático, vamos examinar este template de email marketing enviado pela Tickets for Fun como uma homenagem às mulheres no dia 08 de março:

Email Marketing Tickets For Fun

Essa mensagem traz um cupom que deveria ser apresentado em qualquer canal de venda para obter o desconto. No email, não há uma especificação se o cupom deve ser apresentado, obrigatoriamente, impresso ou se pode ser apresentado no celular.

A mensagem foi enviada no dia 08/03 e o evento é só no dia 17/03. Então, digamos que, se o destinatário procurar o ponto de venda no próprio dia 17, ele terá que procurar em toda sua caixa de entrada pelo email ou já deve ter a mensagem impressa em mãos.

O que o Passbook faria por esse destinatário – proprietário de iPhone com sistema iOS 6 – é que, com apenas um clique em um link da mensagem, o cupom ficaria armazenado no Passbook do celular, separado da caixa de emails e sem a necessidade de usar papel. Para usar o cupom, o destinatário precisaria apenas se dirigir ao ponto de venda com o celular em mãos, abrir o aplicativo Passbook e apresentar o cupom na tela.

Para ajudar os desenvolvedores a criar, distribuir e gerenciar esses cupons, existe o Passkit, um serviço (pago por mês) que pode ser contratado de acordo com o número de cupons em circulação.

No Passkit, para criar o seu cupom de Passbook, você precisa de:

  • Um ícone que representa o cupom (com pelo menos 116px de largura)
  • O logo do estabelecimento (com pelo menos 100px de altura)
  • Uma imagem da oferta (com pelo menos 624px de largura)
  • Informações adicionais sobre a oferta, como endereço e textos legais.

Estes são alguns exemplos de cupons do Passbook criados com o Passkit:

coupons

Note que os cupons têm um ícone de informação no canto inferior direito, indicando que há mais para saber sobre a oferta. Esse ícone, quando tocado, apresenta o “verso” do cupom, com aquelas demais informações sobre a validade e termos de uso do cupom.

Ao final do processo de criação do cupom no Passkit, teremos uma URL correspondente ao cupom criado para o Passbook. Essa URL pode ser inserida no email com uma imagem própria da Apple para ilustrar que a oferta pode ser adicionada ao aplicativo:

btn-passbook

Geralmente, as empresas que já trabalham com cupons do Passbook incluem em seus emails a imagem do cupom gerado para que o destinatário tenha uma prévia de como visualizará a oferta ou cupom em seu celular.

No Brasil, talvez os profissionais de marketing não tenham adaptado seus emails de cupom ao Passbook simplesmente porque não perceberam a usabilidade que ele proporciona ou até mesmo porque os adeptos de iOS no país ainda são poucos comparados com a realidade do exterior.

O market share do iOS no Brasil está na casa dos 0,4% de acordo com pesquisa da Kantar World Panel, de 2012, enquanto que o Android lidera com 56,7% de market share.

O Passkit está trabalhando agora para que os cupons gerados também sejam compatíveis com o Passwallet do Android.

Como cada empresa é um universo à parte, é importante sempre verificar as métricas de resultados do email marketing para identificar a parcela de destinatários que está migrando para o mobile e, mais especificamente, utilizando o sistema operacional da Apple. Dependendo do resultado, considere adotar o uso do Passbook para ajudar seus destinatários a organizarem melhor as ofertas que recebem.

Assine Nossa Newsletter


Por favor informe um endereço de email válido.

Acompanhe Nossas Publicações