Blog de Email Marketing

Templates

Boas imagens para seu Email Marketing

Juliana Padron Por Juliana Padron em 13.02.2012

Nem todos têm fotos especialmente produzidas de seus produtos, cidades, cenários, mas querem agregar valor à sua comunicação por meio da imagem. A dúvida: “posso usar uma imagem qualquer da web?” acaba sempre surgindo. Mas a resposta, claro, é não. O fato do conteúdo estar publicado na web não significa que ele não tem mais “dono”.

Assim, para que você (ou alguém da sua equipe de trabalho) não saia pegando fotos do Google Images indevidamente para ilustrar uma ação de email marketing, indicamos alguns locais bacanas onde você pode escolher imagens para seus trabalhos, inclusive, de email marketing.

Algumas opções são gratuitas, outras, royalties-free*, com preços que variam de acordo com o tamanho e a resolução da imagem que você precisa.

*Royalty free designa um tipo de licenciamento para uso de obras protegidas por direito autoral, por exemplo fotografias ou músicas. Num contrato de licença livre de royalties o licenciado adquire o direito de usar a obra em perpetuidade para qualquer fim previsto no contrato, sem para isso ter de pagar royalties adicionais àqueles pagos no momento da contratação. O licenciante, contudo, preserva o direito autoral sobre a obra e o licenciado em geral não poderá relicenciá-la para terceiros.

Flickr

http://www.flickr.com

Segundo definição do próprio site, o Flickr abriga mais de cinco bilhões de fotos do mundo todo. Qualquer mortal pode criar uma conta no Flickr e fazer upload de suas fotos, quer sejam elas de viagens, festas ou simples experimentos fotográficos.

Como o Flickr é constituído por imagens enviadas por seus usuários cadastrados, no momento do upload, é possível escolher o tipo de licença que se deseja atribuir a cada imagem. Isso quer dizer que você pode definir suas fotos no Flickr como “todos os direitos reservados”.

Creative Commons

CreativeCommons é uma empresa sem fins lucrativos que oferece uma alternativa aos direitos autorais integrais. Ela fornece alguns tipos de licença que os proprietários de conteúdos podem utilizar para permitir um uso e compartilhamento mais livres de seus materiais enquanto ainda mantém uma proteção de direitos autorais moderada.

No Flickr, os usuários podem atribuir uma entre seis licenças para seus vídeos e fotos:

(CC BY) Atribuição licença Creative Commons
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, façam tweak e construam sobre a sua obra, mesmo comercialmente, desde que lhe deem crédito pela criação original. Esta é a licença mais aberta dentre as oferecidas. Recomendado para ampla divulgação e utilização dos materiais licenciados.
(CC BY-ND) Atribuição – Não a obras derivadas licença
Esta licença permite a redistribuição, comercial e não comercial, desde que a obra permaneça inalterada, com crédito para você.
(CC BY-NC-ND) Atribuição – Não comercial – Não a obras derivadas
Esta licença é a mais restritiva das nossas seis licenças principais, permitindo que os outros façam o download de suas obras e compartilhem-nas desde que deem crédito a você, não as alterem ou façam uso comercial delas.
(CC BY-NC) Atribuição – Não comercial licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem obras não-comerciais e, apesar de suas obras novas deverem créditos a você você e ser não-comerciais, não precisam ser licenciadas nos mesmos termos.
(CC BY-NC-SA) Atribuição – Não comercial – Compartilhamento pela mesma licença
Esta licença permite que outros remixem, façam tweak e construam sobre o seu trabalho não-comercialmente, contanto que atribuam crédito a você e licenciem as novas criações sob os mesmos parâmetros.
(CC BY-SA) Atribuição – Compartilhamento pela mesma licença
Esta licença permite que outros remixem, façam tweak e construam sobre a sua obra, mesmo para fins comerciais, contanto que atribuam crédito a você e licenciem as novas criações sob os mesmos parâmetros. Esta licença é muitas vezes comparada ao “copyleft” – licenças de software livre e open source. Todas as novas obras com base na sua levarão a mesma licença, então quaisquer derivados também permitirão o uso comercial. Esta é a licença utilizada pela Wikipedia, e é recomendada para materiais que se beneficiariam de conteúdo da Wikipedia e de projetos igualmente licenciados.

Uso Comercial e Uso Editorial

De maneira geral, “uso comercial” significa uma mensagem destinada a ajudar a vender um produto, arrecadar renda ou promover algo. Um exemplo seria a utilização comercial, em propagandas, promoções, marketing ou merchandising. Esse uso se diferencia do “uso editorial”, destinado a anunciar um evento importante ou ilustrar um assunto de interesse público, para o qual normalmente não se exige nenhuma autorização.

Acesse as galerias de imagens com licenças Creative Commons.

The Commons

É uma seção do Flickr que abriga imagens de coleções públicas, disponibilizadas por algumas instituições — como NASA, Smithsonian, Biblioteca do Congresso Americano e várias outras — e também por membros do Flickr.

As imagens desta seção têm sua licença identificada como “sem restrições de direitos autorais conhecidas”, o que significa que elas estão livres para uso pelo público.

No The Commons, você encontra, principalmente, imagens históricas, como fotos antigas de cidades, pessoas, capas de revista, cartazes e outras. O download está liberado em diferentes tamanhos e o código HTML e link do arquivo original também estão disponíveis para compartilhamento na web.



Pôster oficial das olimpíadas de Londres em 1948, disponível no The Commons do Flickr.

Acesse a biblioteca de imagens The Commons.

Parceria Getty Images

O Getty Images é um dos principais bancos de imagens do mundo. De olho nos talentos não descobertos, eles monitoram as imagens que os usuários publicam no Flickr e analisam o potencial que elas têm para se tornarem comercializáveis.

Portanto, pode ser que você encontre algumas imagens de usuários do Flickr com a seguinte observação:

Isso quer dizer que, para poder usar a imagem em uma campanha, você precisa licenciá-la no Getty Images. Lá, você vai escolher o tamanho e a resolução que precisa desta imagem e poderá ver os preços para cada um.


Exemplo de tabela de preços para licenciamento de imagem royalty-free no Getty Images

Com esse processo, a imagem pode ser licenciada online mesmo. A maioria das licenças de imagens do Flickr pelo Getty Images é royalty-free.

Wikimedia Commons

Você já deve conhecer algumas imagens da Wikimedia Commons pela Wikipedia, pois muitos artigos desse site utilizam imagens da Wikimedia Commons para ilustrá-los.

A Wikimedia Commons permite que você busque por imagens de licença CreativeCommons, GFDL e de Domínio Público. Imagens sob esses três tipos de licença são de uso gratuito.

Acesse a galeria de imagens Wikimedia Commons.

Stock.Xchng

Muito conhecido por designers, o Stock.Xchng ficou popular por ser um banco de imagens gratuitas. São fotos enviadas por fotógrafos profissionais e amadores do mundo todo que as disponibilizam na web para uso livre.

Assim como o Flickr, qualquer pessoa pode criar uma conta no site do Stock.Xchng para enviar suas próprias imagens. Também é preciso ter uma conta para poder fazer download das imagens disponíveis por lá.

Recentemente, o Stock.Xchng foi adquirido pela Getty Images, mas as imagens permanecem gratuitas.

iStockphoto

http://www.istockphoto.com/

É o site mais popular para adquirir imagens royalties-free na web. Os preços são bem razoáveis e é possível baixar não apenas a imagem JPEG, mas também o arquivo em vetor (EPS), quando se trata de uma ilustração. Além de fotos e ilustrações, o iStockphoto oferece também vídeos, áudios e conteúdos em Flash.

Fontes: Flickr, Wikipedia, CreativeCommons.

  • Muito legal este post os templates são otimos. Obrigado por compartilhar. Fernando.

  • Evandro

    Verdade Fernando…

  • Sabina

    Parabéns pelo material! Muito útil e agradável de ler!

Assine Nossa Newsletter


Por favor informe um endereço de email válido.

Acompanhe Nossas Publicações