Blog de Email Marketing

Templates

Design de email marketing para e-commerce B2C

Juliana Padron Por Juliana Padron em 26.05.2008

B2C é o termo designado para o relacionamento entre uma empresa e seu consumidor final, que não necessariamente já é seu cliente. As ações de email marketing realizadas por empresas deste modelo de negócios têm como objetivo principal a venda de seus produtos.

Num mundo ideal, o potencial cliente recebe uma mensagem que lhe chama pelo nome e diz que, como ele demonstrou interesse pelo produto X divulgado no site no dia Y, mas não concretizou a compra, terá a chance de adquiri-lo com uma oferta especial de Z% de desconto.

Assim, a mensagem convida o usuário ao clique, o leva a uma página de destino no site, onde, após o próximo clique, chega-se ao carrinho e, em seguida, ocorre a conversão. Ou, pelo menos, é assim que deveria acontecer, mas…

Criar uma campanha de email marketing para ecommerce ou B2C representa um desafio: os profissionais envolvidos, geralmente, enfrentam prazos estreitos, conflitos internos e grande pressão por resultados imediatos e demonstração do retorno sobre o investimento.

Esses fatores estimulam a adoção de práticas de campanha emergenciais e apelativas, ao invés de estratégias realmente eficazes. Para atingir o objetivo da conversão e obter o bom retorno esperado, a empresa precisa estabelecer um plano de posicionamento e de comunicação. Isso significa muito mais do que apenas selecionar alguns produtos de forma aleatória para oferecer na próxima ação.

É hora de criar um design atraente e eficaz orientado ao público-alvo

Direcionar a comunicação de acordo com o perfil de público é fundamental. Diferente do modelo B2B, a base de contatos de uma empresa do modelo B2C é composta, em sua maioria, de endereços de email gratuitos, tais como Gmail, Hotmail, Yahoo, UOL, MSN etc. Por isso, é importante que os profissionais envolvidos na campanha de email marketing possam mensurar as maiores incidências de domínios, de modo a construir um template otimizado para sua visualização nestes webmails.

Também é fato que o uso de imagens aumenta o aspecto emocional do email marketing e ainda permite explorar o apelo visual dos produtos oferecidos. Para enriquecer uma oferta, é possível fazer uso do GIF animado, que pode, por exemplo, mostrar um produto em destaque nas suas diferentes cores disponíveis. Porém, utilize o GIF animado com moderação, pois além de aumentar o tamanho final da mensagem, o excesso destes elementos pode causar uma impressão negativa ao usuário e nem despertar seu interesse para o clique.

Os links para o website, obrigatórios para conseguir a conversão, podem ser explorados de forma a permitir a identificação do maior ponto de interesse do usuário na mensagem: seja no produto (foto, nome ou descrição), na marca, no preço ou qualquer outro item que se deseja mensurar.

Mas, além dos básicos links e imagens, existem diversos outros elementos essenciais que devem constar no template de um email marketing B2C, tais como:

  • Link para visualização do email como página da web, como recurso de acessibilidade.
  • Logo da empresa, de preferência posicionado no topo e à esquerda, para fácil identificação.
  • Link para o website, para que o destinatário possa conferir a página principal de apresentação da empresa, além das ofertas.
  • Menu de navegação do site, para identificar áreas de interesse diferentes dos produtos oferecidos na mensagem.
  • Link para Alterar cadastro e/ou preferências de recebimento, para permitir a atualização de endereço de email e o formato de comunicação que o destinatário deseja receber.
  • Enviar a um amigo, como forma de ação viral para estimular o boca-a-boca e até gerar novos cadastros.
  • Largura máxima de 600px, para não correr o risco de alguns webmails “esconderem” partes importantes do layout com barras de rolagem horizontais.
  • Call to action, geralmente, um banner com o mote da campanha: liquidação anual, promoção sazonal, lançamento de produto ou até mesmo um cupom de desconto para compras em lojas físicas.
  • Equilíbrio na proporção de textos e imagens, para evitar filtros de spam.
  • Atributo alt nas imagens, para fornecer um conteúdo de texto explicativo quando a imagem é bloqueada.
  • Aviso de white list, para que o destinatário adicione o endereço remetente ao seu catálogo de endereços e receba as próximas mensagens sempre na Caixa de Entrada.
  • Informações para contato e atendimento ao consumidor, para esclarecer dúvidas e atender os que preferem um contato pessoal antes de concretizar a compra.
  • Acesso à política de privacidade, para esclarecer que o site oferece um ambiente seguro para a compra, explicar como e quando a empresa utilizará os dados pessoais fornecidos pelo destinatário no cadastro.
  • Código HTML válido, para garantir a visualização adequada nos webmails e aumentar a reputação do domínio nos servidores destinatários.
  • Link para opt-out, porque o usuário cadastrado em sua base também tem o direito de ir e vir!

Além de seguir estas recomendações, lembre-se de entregar conteúdos relevantes para sua audiência, o que significa ficar atento à navegação dos usuários no site para enriquecer a base de contatos com informações comportamentais. Entregar a mensagem certa na hora certa é a receita para o sucesso de qualquer campanha!

Assine Nossa Newsletter


Por favor informe um endereço de email válido.

Acompanhe Nossas Publicações