Blog de Email Marketing

Templates

Email Marketing no Facebook

Juliana Padron Por Juliana Padron em 02.09.2011

Atualização de 27.10.2016 às 17h17: O Facebook anunciou, em 2016, o encerramento de seu serviço de emails devido à baixa utilização pelos usuários.

Você já tem o seu email @facebook.com? Pois é, e muita gente já tem!

Não sabemos se isso significa que as pessoas estão dispostas a trocar seus endereços de email pessoal convencionais (Gmail, Hotmail, UOL etc) pelo email do Facebook, já que elas passam cada vez mais tempo online na rede social. O que sabemos é que quem já tem email do Facebook pode enviar e receber mensagens por lá, inclusive de email marketing.

Sabemos também que, daqui a algum tempo, vai ser comum encontrar emails do Facebook nas listas de contatos de quem trabalha com email marketing, e os remetentes precisam estar atentos em como preparar seus templates para serem exibidos adequadamente no ambiente de email do Facebook.

As mensagens de email marketing recebidas pelo Facebook são armazenadas em um local separado das mensagens de texto trocadas entre amigos pelo bate-papo e enviadas offline. Enquanto essas ficam armazenadas dentro de Mensagens – item acessível pela barra lateral esquerda da tela -, as de email marketing podem ser visualizadas dentro de Mensagens > Outras, e são organizadas por remetente, não por mensagem recebida.

Assim, se um mesmo remetente enviar várias mensagens de email marketing para você, todas elas serão exibidas na mesma tela, como um arquivo de mensagens enviadas por aquele remetente.

Um aspecto importante da mensagem de email marketing no Facebook é sua versão de texto, o conteúdo principal que será exibido na área de mensagens, conforme o exemplo da imagem anterior.

Se a mensagem de email marketing não for enviada contemplando uma versão de texto previamente formatada, o Facebook irá extrair, automaticamente, o conteúdo de texto do HTML da mensagem, mas o resultado pode não ser “aquelas coisas” em termos de organização por conta das tabelas utilizadas na versão HTML. Além disso, a versão texto exibida pelo Facebook tem o tamanho de 60 caracteres,

A mensagem em HTML ficará disponível para acesso por meio de um link Ampliar próximo à data, no canto direito da área da mensagem. Ao clicar neste link, um pop-up típico das notificações do Facebook será aberto, exibindo o email em HTML.

O pop-up do Facebook contendo a versão HTML do email marketing tem 600 pixels de largura sempre, independente da largura do template – mais um motivo para criar seus templates de email marketing dentro desse limite, conforme recomendações que já fizemos por aqui.

A boa notícia é que o suporte a HTML e CSS pelo email do Facebook já melhorou bastante. No começo do ano, quando a novidade foi lançada, a renderização era ruim, como foi relatado pelo Campaign Monitor em seu blog.

Atualmente, não há mais problemas com a cor dos links, background-color, margens em parágrafos e outras questões que prejudicavam a exibição da mensagem. Se você cria o HTML de seus templates de acordo com recomendações que servem para prevenir problemas em todos os demais clientes de email, não deve se preocupar com o Facebook.

É mais importante que você dê atenção para a versão de texto da mensagem, que é o primeiro conteúdo a ser exibido para o usuário, e procure manter o HTML do template igual ou abaixo dos 600 pixels de largura.

  • Nossa, gostei do layout do site está bem simples e adepto à web 2.0, ja ta aqui no favoritos, quando a gente ve sites assim começa a surgir mais criatividade em inovação na criação. Acesse meu site. http://www.tvboituva.com.br

Assine Nossa Newsletter


Por favor informe um endereço de email válido.

Acompanhe Nossas Publicações