Blog de Email Marketing

Templates

Email Marketing plain-text

Juliana Padron Por Juliana Padron em 24.06.2011

Atualmente, todos os programas de email conhecidos – webmails e desktop – suportam a exibição de mensagens em HTML. Entre os clients mobile, algumas versões do Blackberry não renderizam mensagens em HTML. Porém, existem outras razões, muito além da falta de suporte a HTML de programas de email, para criar um email marketing em plain-text.

Prós do Email Marketing plain-text

  • O custo com o desenvolvimento do template reduz consideravelmente
  • Alguns destinatários preferem ler emails em texto do que em HTML
  • O tamanho da mensagem em kb fica infinitamente mais leve e, consequentemente, a entrega é mais rápida
  • O destinatário não precisa habilitar a exibição das imagens em seu programa de email para compreender a mensagem
  • Não existe o problema de incompatibilidade do layout da mensagem com os programas de email.
  • As chances de entrega da mensagem na caixa de entrada podem ser maiores

Veja que, logo no primeiro item, nós dissemos: o custo com o desenvolvimento do template reduz consideravelmente. Isso, porque o designer precisa de bem menos horas para criar o layout da mensagem em texto do que em HTML.

Mas, como assim, “criar o layout da mensagem em texto”? Não basta escrever tudo e pronto? Não. Mesmo para formatar templates apenas em texto, é preciso seguir algumas práticas que facilitarão a leitura da mensagem pelos destinatários.

Imagine receber um email que consiste apenas em um único bloco de texto gigante. Não é nada confortável ler uma mensagem assim, não é? Mesmo quando precisamos compor um email que será enviado a um amigo ou colega de trabalho, precisamos pensar em dividir os parágrafos, deixar uma linha em branco entre um parágrafo e outro, mantê-los curtos…

Tudo isso também é levado em conta na criação do template de email marketing em texto, mas como não podemos usar artifícios de formatação como negrito, itálico ou cor, lançamos mão de outros recursos para ressaltar determinadas áreas do template.

Email marketing do Good Experience

Contras do Email Marketing plain-text

  • Não é possível usar imagens
  • Não é possível usar links
  • Não é possível usar formatação de texto, como negrito, itálico, cores e tamanhos diferentes
  • Não é possível diagramar os elementos em blocos lado-a-lado, como em tabelas
  • Não é possível ter relatórios de cliques e conversões, pois não há links

Mesmo que você analise a lista anterior e chegue à conclusão de que é o melhor é mesmo enviar email marketing em HTML, recomendamos que você atenda tanto ao público que prefere ver emails com imagens quanto o público que prefere emails em texto.

Na área de cadastro em seu website, basta permitir que o usuário escolha entre as versões do email marketing em HTML ou texto. No momento do envio do email marketing, separe em listas de contatos diferentes aquelas pessoas que preferem um e outro formato e faça dois envios. E, no envio para as pessoas da lista que preferem o HTML, insira a versão texto no espaço adequado em sua plataforma de envios.

Muitos destes sistemas enviam mensagens multi-part, ou seja, com suas versões em HTML e texto. Alguns programas de email que não suportarem HTML, podem escolher a versão texto para exibir ao usuário.

Recomendações para construir o template de Email Marketing plain-text

  • Mantenha parágrafos curtos e com linhas de até 60 caracteres. Esse tamanho é confortável para ler em qualquer dispositivo e previne que sistemas mais antigos baguncem seu texto composto em linhas mais longas, inserindo suas próprias quebras de linha.
  • Use símbolos como “-, =, +, _, |, , /, #, *, ~ e outros que sua imaginação mandar para definir seções de destaque no template e separar os assuntos entre si.
  • Assim como nas mensagens que você envia a amigos e colegas de trabalho, mantenha espaços em branco entre um assunto e outro, para que o leitor compreenda facilmente as diferentes partes da mensagem.
  • Como não é possível usar links, você deve inserir as URLs por extenso. Por isso, se elas forem muito longas e cheias de parâmetros, você pode usar encurtadores de URL como bit.ly, migre.me e TinyURL, assim fica mais fácil de copiar e colar as URLs para acessar o endereço real.
  • Você pode dispensar o uso do recurso de preview como página da web, mas não o de opt-out, que obrigatório para toda mensagem de email marketing.
  • Apresente uma introdução esclarecedora, falando sobre o assunto principal do email e explicando os motivos pelos quais o leitor recebeu a mensagem.
  • Obrigado pelas dicas!

    Realmente as vezes esta é a melhor solução para a empresa dependendo da situação em que se encontra rs.

    Ótimo Blog!

Assine Nossa Newsletter


Por favor informe um endereço de email válido.

Acompanhe Nossas Publicações