Blog de Email Marketing

Templates

Flat design nos templates de email marketing é puro amor

Juliana Padron Por Juliana Padron em 16.09.2013

A todo momento, profissionais criativos lançam na web novas formas de interação virtual entre público e marcas. Em design, especificamente, conseguimos identificar tendências que conquistam de start-ups a grandes empresas globais, como os single page websites, as web fonts e, agora, o flat design.

Não há uma razão específica para o surgimento do flat design, mas é muito provável que ele tenha sido concebido a partir da atual necessidade de termos conteúdos na palma da mão com os dispositivos mobile, afinal, uma das técnicas do responsive design é reduzir o tempo de carregamento de apps e páginas web para favorecer sua navegação em tablets e smartphones.

O flat design contribui para isso uma vez que tem como princípios a simplicidade, a ideia de que menos é mais, a valorização da tipografia e das cores em tons vibrantes.

Portanto, o flat design, em sua proposta minimalista, não usa dégradés, texturas, sombras, relevos e demais firulas gráficas do skeuomorphism. Talvez por isso, entre os designers, o flat design está longe de ser unanimidade: uns amam, outros odeiam e outros ainda não se decidiram.

email marketing flat design

A verdade é que essa tendência do flat design combina perfeitamente com email marketing, que também não gosta muito de sombras, dégradés e outros efeitos visuais que dependem de imagens para serem exibidos nos programas de email.

Botões de call-to-action em flat design, por exemplo, podem ser inteiramente reproduzidos no template de email marketing usando apenas HTML e formatação em CSS. Isso favorece o tamanho final da mensagem, que fica menor por ter menos imagens, e também o próprio destinatário, que pode visualizar um email bonito e compreensível mesmo com as imagens bloqueadas.

email marketing flat design

Além disso, considerando o excesso de informação a que temos acesso todos os dias, o design tem o papel fundamental de transformar a informação em algo agradável de digerir, e com tantos emails que todos recebemos diariamente, simplificar é sempre uma boa pedida.

Como uma das premissas do flat design é a valorização da cor – pura, sem texturas ou gradientes -, é possível aproveitá-la para criar templates de email marketing visualmente mais ricos, e o melhor: tudo formatado no próprio HTML, sem imagens pesadas de background e que não funcionariam em alguns programas de email.

Grandes players do mercado já aderiram ao flat design em seus sites e aplicações, como Google, Apple e Microsoft. Como eles são importantes impulsionadores de tendências de comunicação, esperamos que muitas marcas brasileiras também passem a adotar o flat design, tanto em seus sites quanto em suas mensagens de email marketing.

Aproveite a tendência do flat design para dar up em suas comunicações por email!

  • Renato Oliveira

    Ninguém dá crédito para o Windows 8 mas ele contribuiu e muito com essa tendência….

Assine Nossa Newsletter


Por favor informe um endereço de email válido.

Acompanhe Nossas Publicações