Blog de Email Marketing

Templates

Gmail transforma seus links pretos em azuis

Juliana Padron Por Juliana Padron em 23.03.2012

Recentemente, ao testar templates de clientes e da Templateria nos programas de email, me deparei com uma estranha situação no Gmail: todos os links que estavam formatados com a cor preta #000000 foram exibidos em azul.

Bem, na verdade, eu não fui a única a notar. Encontrei também uma solução recente para o problema no Blog do Campaign Monitor.

É possível manter os links em preto declarando um valor de cor hexadecimal pouquíssimo diferente de #000000, como #000001. Veja:

<a href="#" target="_blank" style="color: #000001;">

Outra solução é usar o !important na declaração da cor #000000 para forçar a renderização. Assim:

<a href="#" target="_blank" style="color: #000000 !important;">

Pensando bem, esse comportamento do Gmail faz muito sentido. Preto sempre foi usado para textos e azul para links. Uma das recomendações de usabilidade é criar um bom contraste entre as cores de links, de textos “estáticos” e de fundo. Um link em preto em meio a um texto também em preto vai passar despercebido para o leitor.

Curiosamente, o Gmail não apresenta esse comportamento de troca de cores quando o texto do link está em branco (sobre um fundo mais escuro). Vai entender…

  • webdesigner

    Fantástico esse blog, sou designer e trabalho especificamente com emailmkt há mais de 1 ano,  essa e a primeira vez q vejo tanto assunto dedicado aos emailmk. Parabens

Assine Nossa Newsletter


Por favor informe um endereço de email válido.

Acompanhe Nossas Publicações