Blog de Email Marketing

Templates

Imagens do email marketing com botão de download no Gmail

Juliana Padron Por Juliana Padron em 16.01.2015

Exemplo

Se você utilizou o Gmail em algum momento desses últimos meses, deve ter notado um pequeno botão de download que aparece no canto inferior direito de algumas imagens, ao passar o mouse em qualquer ponto sobre elas.

Recentemente, o Gmail implementou essa nova feature para facilitar o armazenamento e o compartilhamento de imagens que as pessoas trocam entre si por email, independente das imagens serem inseridas como anexo ou coladas direto no corpo do email.

Assim, ao receber um email de um amigo que contenha uma foto, você já consegue visualizá-la direto no corpo do email e, com esse botão, salvá-la ou compartilhá-la usando o Google Drive.

O problema é que esse novo recurso afetou também as mensagens de email marketing que contêm imagens, porque algumas delas passaram a exibir esse botão. Intrigou-nos exatamente o fato desse botão não aparecer sempre: em alguns emails, ele aparece em todas as imagens, em outros, aparece apenas em algumas imagens e há mensagens cheias de imagens em que o botão não dá as caras.

Após realizarmos alguns testes, identificamos o padrão de comportamento do Gmail em relação a diversos tamanhos de imagens (em px e em kb): a exibição do botão está relacionada ao tamanho em pixels das imagens (não ao seu peso em kb) e à ausência de links envolvendo-as. Nas imagens que estão dentro de links, independente de seu tamanho, o botão de download não aparece.

Já para as imagens que não têm links, identificamos o botão apenas naquelas que têm tamanho igual ou maior do que 300 x 150px. Se sua imagem tiver uma das medidas (largura ou altura) menor do que essas, o botão não aparecerá, mesmo que a proporção delas inverta e você tenha uma imagem de 150 x 300px, por exemplo. Nesse caso, por mais que a altura seja maior do que 150px, a largura ainda é menor do que os 300px que identificamos como o limite para o surgimento do botão.

Nas imagens que originalmente não têm link, a presença do botão pode confundir os destinatários porque o Gmail adiciona, automaticamente, o link para download na imagem inteira, não apenas na área do botão. Então, ao passar o mouse sobre qualquer ponto da imagem, imediatamente vemos o cursor mudar para a “mãozinha” característica de link e o destinatário pode clicar nela achando que será direcionado para o site do remetente, mas em vez disso, apenas visualizará a imagem em uma janela isolada com outros botões para download e compartilhamento no Google Drive.

Portanto, se você não quiser que o botão de download apareça em suas imagens, escolha uma dessas opções:

  • aplique links em todas as imagens do template ou
  • use recortes de imagens com tamanho inferior a 300 x 150px.

Isso significa que, se você tiver um banner com dimensões de 600 x 300px e não quer colocar link nele, será preciso dividir esse banner em, pelo menos, três pedaços de imagens com 200px de largura cada uma. Depois, no HTML, crie uma tabela de uma linha e três colunas e, em cada coluna, insira uma dessas imagens. O resultado “visual” final será o seu banner de 600px de largura montado novamente.

A desvantagem desse processo é que se usa mais código HTML do que realmente necessário, então, sempre que possível, opte por inserir links em suas imagens. Elas chamam a atenção do destinatário para o clique e melhoram o desempenho do seu email marketing.

  • Giovan

    Muito boa a explicação e solução, irei aplicar em meus próximos projetos colocando imagens com links! Obrigado

Assine Nossa Newsletter


Por favor informe um endereço de email válido.

Acompanhe Nossas Publicações