Blog de Email Marketing

Templates

Problemas na exibição do email marketing no Windows Mail

Juliana Padron Por Juliana Padron em 03.08.2018

Problemas do email marketing no Windows Mail

Algumas mensagens de email marketing no Windows Mail e Windows Live Mail podem ser exibidas vazias – com a janela de mensagem completamente em branco. Isso acontece devido a um problema de incompatibilidade de fontes Type1 e Postscript em versões mais antigas do Windows (as que suportam e/ou já trazem instalados esses programas).

De onde vêm as fontes em que os textos do email marketing são formatados

Ao desenvolver o HTML de um email marketing que tenha os textos escritos no corpo da mensagem (e não embutido em uma imagem), geralmente escreve-se o código do trecho de texto dessa maneira:

Esse trecho de código fará com que o texto “Banana Nanica” seja exibido nos programas de email dos destinatários em fonte tamanho 13px, na cor preta e, primariamente, na fonte Helvetica.

Porém, para que o texto seja exibido na fonte Helvetica, é preciso que ela esteja instalada nos dispositivos onde os destinatários visualizarão o email: celular, tablet, computador, TV etc. É por isso que, no código, não existe apenas a fonte Helvetica indicada, mas uma lista de fontes que será obedecida em ordem de prioridade, já que a fonte principal pode não ser encontrada em todos os aparelhos.

No exemplo acima, a fonte principal em que o texto deve ser formatado é a Helvetica, mas se ela não for encontrada no aparelho do destinatário, pode-se usar a Arial (segunda fonte da lista de instruções desse trecho em HTML).

Se nem a fonte Arial for encontrada no dispositivo do destinatário, então deve ser usada a fonte sem serifa que estiver configurada como padrão do sistema operacional do aparelho que o destinatário estiver usando.

É por isso que não ajuda muito formatarmos um texto no email marketing indicando, por exemplo, “Lato” ou “Futura” na lista de fontes a ser utilizada. Essas fontes não vêm instaladas por padrão nos sistemas operacionais mais utilizados, portanto, o destinatário não poderá ver os textos formatados com essas fontes, a não ser que ele as instale manualmente em seus dispositivos ou que o email marketing as importe de uma fonte externa, as chamadas webfonts.

A incompatibilidade das fontes Type1 e Postscript com versões anteriores do Windows

Nesse processo de instalar fontes no computador – porque nos sistemas operacionais mobile isso não é um processo tão comum -, algumas pessoas podem ter fontes Adobe Type1 ou Postscript, que são um tipo de arquivo de fonte, assim como TrueType, OpenType e outros. Existem várias fontes disponíveis nesses formatos de arquivo, entre elas, a conhecida (e muito utilizada) Helvetica.

O email marketing no Windows Mail

Supondo que um email contenha instruções em seu HTML para que certos textos sejam formatados em Helvetica, algumas pessoas que receberem esse email marketing no Windows Mail – as que usam Windows 8 ou anterior e que só tenham a versão Type1 ou Postscript da Helvetica instalada em seus computadores – terão problemas para visualizar a mensagem.

Isso acontece particularmente com o Windows Mail e o Windows Live Mail, que são os programas de email que fazem parte de algumas versões do Windows, mas o problema também pode aparecer em outros software quando o usuário precisar visualizar um texto formatado com fontes Type1 ou Postscript.

Algumas pessoas reportaram a correção ao atualizar seus sistemas operacionais, então se você estiver com problemas na visualização de email marketing no Windows Mail ou de outros documentos em outros programas, considere atualizar a versão de seu Windows ou desinstalar as fontes Type1 e Postscript de seu computador, substituindo-as por outros formatos de arquivo de fonte, como OpenType ou TrueType.

Assine Nossa Newsletter



Por favor informe um endereço de email válido.

Acompanhe Nossas Publicações