Blog de Email Marketing

Templates

Temas do Gmail interferem no fundo do email marketing

Juliana Padron Por Juliana Padron em 28.03.2012

Veja o exemplo a seguir, de uma mensagem do Google Adwords visualizada no Gmail com o tema “Maior Pontuação” aplicado:


Clique para visualizar em tamanho maior!

Perceba que, na área em que a mensagem é exibida, o fundo tem uma leve transparência (em torno de 8%) que revela a imagem do tema por trás, com o azul e as montanhas em verde. Essa ligeira diferença na cor de fundo deixa em evidência que a imagem do botão “Adicione palavras-chave” tem uma área em branco na parte inferior, além da faixa branca acima do título principal.

Essas “imperfeições” não são exibidas no tema padrão do Gmail porque, nele, a cor de fundo da interface é branca. Vamos combinar que a porcentagem de usuários que usam os temas do Gmail é bem pequena, mas apenas por precaução, não custa nada definirmos no template a sua cor de fundo ideal, mesmo que seja branca.

Como consertar

O Gmail remove a instrução bgcolor da tag body, então, o melhor a se fazer é criar uma nova tabela em volta de todo o template, definir uma largura de 100% e, na sua primeira td, que é aquela que irá conter todo o template, definir a cor desejada para o fundo usando o atributo bgcolor ou o background-color de CSS, assim:

Veja como a diferença fica ainda mais “gritante” quando é selecionado um tema de fundo preto:

O espaço da mensagem ficou cinza, revelando ainda mais aquelas áreas brancas que, antes, eram invisíveis. E essa é mais uma recomendação para você incluir em sua lista de como construir templates de email marketing!

  • P Henricke

    muito bom o post!
    Me ajudou muito!
    vlw

Assine Nossa Newsletter


Por favor informe um endereço de email válido.

Acompanhe Nossas Publicações