Enviar email marketing pode alavancar seu negócio

Os diferentes processos envolvidos no envio de email marketing podem confundir os profissionais que querem iniciar neste universo, mas resolvendo apenas três itens principais já é possível começar a enviar.

Enviar email marketing é simples. O que dá um pouco mais de trabalho é planejar o email marketing ideal.

Geralmente, a dúvida sobre como enviar email marketing parte de profissionais iniciantes e que, por isso, têm dificuldades de saber por onde começar. Muitos ainda fazem seus envios por programas de email do dia-a-dia, como o Outlook, mas o correto é enviar email marketing por uma plataforma própria para este fim.

O mercado brasileiro conta com várias plataformas para enviar email marketing, cada qual com suas características de preços e recursos, que se adequam a determinados perfis de clientes. Mas antes de contratar a plataforma de envios, o primeiro passo é ter a lista de contatos, com os emails das pessoas que receberão suas mensagens.

Para facilitar seu entendimento sobre como enviar email marketing, planejando suas primeiras campanhas já otimizadas, preparamos um passo-a-passo que explica todas as etapas deste processo.

Lista de Contatos

A lista de contatos é o item principal da ação de email marketing porque é a qualidade da lista que irá garantir boa parte dos resultados da ação. A lista de contatos, para enviar email marketing, deve ser opt-in e formada por contatos próprios da sua empresa, e não uma lista de contatos comprada ou cedida por terceiros.

A importância do opt-in para enviar email marketing

É importante que a lista seja própria da sua empresa e formada por contatos opt-in porque, assim, você garante que os contatos dela realmente existem e que essas pessoas realmente conheçam sua empresa. Isso quer dizer que sua lista seria formada por um público qualificado, que sabe que tipo de informação você irá fornecer e, se essas pessoas lhe permitiram enviar email marketing, é porque realmente querem ficar por dentro do que você tem a oferecer.

Listas de contatos comercializadas na web são cheias de emails inválidos, que não existem mais, que não são de pessoas que fazem parte de seu público-alvo ou, pior, são endereços criados automaticamente por provedores de email para identificar quem envia spam. Esse tipo de lista vem com milhares (ou milhões) de emails que são capturados por sistemas em diversos sites, por isso não se pode garantir sua qualidade.

O melhor mesmo é enviar email marketing para pessoas que já lhe conhecem, que já tiveram algum tipo de relacionamento profissional com você. Quando a empresa é nova no mercado, o desafio em enviar email marketing é justamente a falta da lista de contatos, que ainda não está formada. Nesse caso, é preciso adotar uma série de práticas de marketing com objetivo de captação de leads (contatos qualificados).

É possível fazer parcerias com empresas de segmento similar ou complementares ao seu, negociando com essas empresas o envio de email marketing aos contatos delas apresentando sua empresa. Também é possível fazer anúncios online que tenham formulário de cadastro para os interessados preencherem. O importante é definir estratégias que tragam apenas contatos qualificados para seu mailing em formação!

Plataforma para enviar email marketing

Se a lista de contatos já existe, o próximo passo é contratar a plataforma para enviar email marketing. No mercado, existem desde provedores de hospedagem que oferecem o sistema de email marketing como um de seus produtos até empresas 100% especialistas em email marketing, como é o caso da Templateria.

    Para escolher usa plataforma de envios de email marketing é preciso fazer uma pesquisa identificando as empresas que oferecem planos mais alinhados às decisões estratégicas e necessidades da empresa remetente. Há pessoas que, quando escolhem a plataforma de envios, priorizam a existência de um editor de templates que torne fácil a criação e edição mensagens. Outras, baseiam sua decisão na opção de menor custo. Cada profissional determina qual recurso ou fator será prioridade para enviar email marketing.

    Se, antes de contratar, você buscar (na web mesmo) informações sobre boas práticas ao enviar email marketing, você conhecerá melhor esse universo e saberá o que pode exigir da plataforma de envios para tornar o seu trabalho melhor. Entre os recursos oferecidos pelas plataformas, além do editor de templates, também há a integração com redes sociais, a possibilidade de personalizar as mensagens de preview e de opt-out, os tipos de relatórios oferecidos, a hospedagem de imagens do template e muitos outros.

    Saiba como escolher a sua plataforma de envios.

    Depois de contratada a plataforma, você precisará fazer upload de sua lista de contatos em um dos formatos solicitados pelo sistema e, em seguida, criar a sua primeira mensagem de email marketing. É aí que entra o template de email marketing.

    Template de email marketing

    O template de email marketing é a “roupa” da sua mensagem. Você pode enviar email marketing apenas em texto ou pode enviá-lo com uma formatação visual rica em imagens, cores e links, o que recomendamos pela possibilidade de se destacar uma ou outra informação e torná-la mais atraente aos destinatários.

    Dependendo da plataforma de envio que você contratou, ela lhe permitirá criar, de diferentes formas, a sua mensagem de email marketing: apenas em texto, a partir de um template pronto, fazendo upload do seu próprio template, indicando a URL em que seu template está hospedado, construindo um template do zero e assim por diante. Essas possibilidades dependem dos recursos oferecidos pela plataforma de envios.

    Se você optar por enviar email marketing em HTML e ter o seu próprio template, é recomendado que você contrate um freelancer ou empresa especializados na criação de templates de email marketing. Esses profissionais conhecem as técnicas especiais que precisam usar na criação de um email marketing devido às grandes diferentes de exibição de HTML nos programas de email do mercado.

    Portanto, para enviar email marketing, você precisa de três itens: lista de contatos, plataforma de envios e template de email marketing. Para cada um desses elementos existem boas práticas e estratégias que podem ser aplicadas para otimizar suas ações e ter sempre bons resultados.

    Leia também

Assine Nossa Newsletter



Por favor informe um endereço de email válido.

Acompanhe Nossas Publicações